terça-feira, 2 de abril de 2019

HMA inicia treinamento visando segurança do paciente

Atento ao número de incidentes que resultam em danos à saúde do paciente, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, deu início nessa segunda-feira (01) a um treinamento para funcionários visando o cumprimento da portaria que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Para alertar sobre o início desse trabalho, integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente, Educação Permanente, Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH) e residentes de Enfermagem percorreram todos os setores da unidade nessa segunda, quando também foi lembrado o Dia Nacional de Segurança do Paciente.

O treinamento vai durar um mês, com aulas de uma hora no período das 13h às 22h, no auditório do hospital. Cada turma tem uma média de 30 funcionários, que estão recebendo informações sobre o protocolo de segurança do paciente. Débora Guedes, gerente de Risco do Núcleo de Segurança do Paciente do HMA, esteve à frente da atividade de conscientização e fez questão de alertar: “todos os colaboradores devem estar atentos às seis metas do programa que garantem a segurança dentro dos serviços de saúde. Só assim iremos diminuir os danos ao paciente provocados, muitas vezes, por condutas tão simples, a exemplo da identificação do paciente e do hábito de lavar as mãos antes de qualquer procedimento”.

Além dessas, o protocolo de segurança do paciente prevê ainda a melhoria da comunicação entre os profissionais de saúde; a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; a garantia da cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; e a redução das quedas e das lesões por pressão. Banners com as metas foram colocados em diversos pontos do hospital e os funcionários também receberam brindes com o protocolo anexado. 


Com informações da jornalista Iana Gouveia