segunda-feira, 8 de abril de 2019

Caruaru: Campanha de vacinação contra HPV e Meningite aplica quase duas mil doses

O Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Saúde de Caruaru divulgou, nesta terça-feira (02), o resultado da campanha de vacinação contra HPV e Meningite nas escolas municipais realizada de 25 a 29 de março. A campanha foi uma ação conjunta entre o PNI, as unidades básicas de Saúde e o programa Aprender com Saúde.

Foram visitadas 57 escolas de Caruaru, tanto na zona urbana quanto na zona rural, e aplicadas 1880 doses de HPV e 1793 doses da vacina contra meningite. Todas as doses foram aplicadas em adolescentes entre 9 e 14 anos de idade.

“Toda as unidades básicas se mobilizaram e entraram nas escolas municipais em toda zona urbana e rural. O resultado foi muito positivo e vimos que a ação também levou a reflexão dos pais quanto a importância da vacinação nos adolescentes. Além disso, vimos que a procura nas Unidades Básicas de Saúde também aumentou”, disse a coordenadora do PNI, Sarah Rafael.

As vacinas contra HPV e meningite são consideradas de rotina e podem ser aplicadas nas Unidades de Saúde da Família ou nos Centros de Saúde (Ana Rodrigues – São Francisco, Indianópolis, Boa Vista e Cedro). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. É preciso levar o cartão de vacinação e o cartão do SUS.

Para a vacinação do Papiloma Vírus Humano (HPV), o público-alvo são meninas de 9 a 14 anos; meninos de 11 a 14 anos e pessoas de qualquer sexo entre 9 e 26 anos vivendo com HIV, transplantados, oncológicos. A segunda dose é aplicada seis meses após a primeira, em qualquer UBS e em qualquer dia.

Já para a Meningite a vacina é aplicada na criança aos três, cinco e 12 meses de idade e reforçada na adolescência. Com a nova faixa etária, os meninos e meninas de 11 a 14 anos estão aptos a tomar o reforço da meningocócica. Não é necessária outra dose.

Imprensa Caruaru