quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Amanhã tem protesto contra aumento de passagens

Nesta sexta (25), a partir das 7h30 da manhã, vai ter protesto contra o aumento das passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife. A manifestação acontece na sede do Detran, no bairro da Iputinga, zona oeste do Recife, ali também é a sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Hoje (24) houve protesto no Centro do Recife e os manifestantes são contra qualquer aumento de passagem enquanto as empresas, de acordo com a Frente de Luta pelo Transporte Público, querem reajustar os preços para R$ 3,70 (Anel A) R$ 5,10 (Anel B)

Na Justiça - O juiz da 4º da Vara da Fazenda Pública da Capital, Dr Teodomiro Noronha, acolheu o Mandado de Segurança impetrado pelos Conselheiros Pedro Josephi e Márcio Morais e determinou que o Estado não pode discutir e nem aprovar qualquer reajuste das tarifas de ônibus no Grande Recife.

A decisão acolhe a informação dos Conselheiros, representes da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco, de que o presidente do CSTM, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Marcelo Bruto, cometeu ilegalidade ao não garantir à sociedade civil o acesso antecipado dos documentos e planilhas, bem como não foi oportunizada a possibilidade dos Conselheiros apresentaram contraproposta às iniciativas do Governo e da URBANA-PE.

O Governo já foi devidamente citado na tarde desta quinta-feira e precisa cumprir imediatamente a decisão judicial, logo a reunião do CSTM marcada para amanhã não poderá discutir e nem deliberar sobre reajuste das tarifas de ônibus.