quinta-feira, 11 de outubro de 2018

SEDH promove capacitação de detentos LGBTs

Com o objetivo de expandir a garantia dos direitos da população LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo), dentro das unidades prisionais, Governo do estado, através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e do Centro Estadual de Combate a Homofobia (CECH) realizou na tarde desta segunda-feira, 8, uma formação com reeducandos da Penitenciária Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa). 

Realizado em parceria, entre, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) e a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a palestra foi ministrada pela advogada Natalia Yumi, e o assistente social Luiz Braúna, do CECH. Durante a formação foi abordado o conceito de cada letra da sigla LGBTI, e explicado sobre identidade de gênero, orientação sexual, sexo biológico, além de esclarecer dúvidas do público. 

Para o reeducando "Beijinho", através da formação ele pode descobrir informações novas. “(A palestra), foi ótima. Vocês ensinaram coisas que a gente não sabia, como o que é mulher trans e homem trans”, relata. 

De acordo com a advogada do programa, a formação é importante para levar conhecimento para a população LGBTI dentro da unidade prisional. “É importante para que essas pessoas saibam seus direitos, além conhecer o Centro Estadual e saibam que tem um local que podem fazer denúncias, procurar ajudar e garantir seus direitos. Esses momentos são realizados como forma de empoderamento desta população”, explica. 

Centro Estadual de Combate a Homofobia (CECH)

CECH é um programa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), órgão da Secretaria de Justiça e Direito Humanos (SJDH), que atua na garantia dos direitos e do respeito à livre orientação afetivo/sexual e identidades de gênero em Pernambuco. O Centro, que conta com equipe multidisciplinar formada por advogados, psicólogos, assistente social, presta assistência e acompanhamento psicossocial e jurídico. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3182-7665 ou centrolgbtpe@gmail.com. O CECH está localizado na Rua Santo Elias, nº 535, Espinheiro – Recife, com atendimento das 8h às 17h.

Imprensa SEDH PE