terça-feira, 25 de setembro de 2018

Programação para a Semana do Idoso

Para homenagear o Dia Internacional do Idoso, 1 de outubro, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), sua Executiva de Direitos Humanos (SEDH) e Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programou quatro dias de atividades, a partir desta terça-feira, 25. Palestra, roda de diálogo, atendimentos de saúde, cidadania e lazer vão movimentar a semana do público idoso.

A primeira atividade será nesta terça-feira, 25, às 9:00, na Associação da Terceira Idade Jovens de Ontem na Alegria de Viver (JOAV), que fica em Ponta de Pedra, município de Goiana. No espaço, que tem 80 associados, sendo 55 frequentadores haverá roda de diálogo sobre “Emponderamento e Envelhecimento Digno”, ministrada por psicólogos, assistente social e advogado do CIAPPI. Após a palestra, os interessados terão orientação jurídica.

Na quinta-feira, 27, as homenagens acontecem no Recife, no Lar Batista para Anciãos, que fica no bairro da Várzea e atende a 40 idosos. A partir das 8h, eles receberão serviços de saúde, como, testes de Glicose, Sífilis e HIV, orientação sobre saúde bucal, distribuição de kits e aplicação de flúor, além de aferição de pressão arterial, orientação nutricional com índice de massa corporal e mamografia.

Também serão disponibilizadas, no Lar Batista, atividades de lazer e beleza, com cortes de cabelo masculino e feminino, limpeza de mãos e rosto, atividades recreativas, apresentação do grupo de jovens do Conservatório Pernambucano de Música; e orientação social e jurídica com técnicos do Programa Humanidade, vinculado a Secretaria Executiva de Direitos Humanos.

Além dessas ações o CIAPPI vai realizar palestra no próximo sábado, 29, na Cooperativa de Trabalho de Cuidadores de Idosos do Distrito Sanitário VII, no Alto José do Pinho.

De acordo com a coordenadora do programa, Sandra Jucá , “Pela primeira vez, a estrutura etária da população brasileira está sendo marcada por uma nova realidade: enquanto o número de crianças diminui, o índice de pessoas com mais de 60 anos aumenta. Neste panorama, promover o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável, bem como, prevenir a violência, se torna uma estratégia urgente e necessária para o enfrentamento dos desafios do envelhecimento da população em todo território pernambucano”. 

As atividades em comemoração ao Dia Internacional do Idoso contam com parceria da Faculdade São Miguel, Uninassau, Facipe, Conservatório Pernambucano de Música e Programa Humanidade. 


Imprensa SEDH PE