sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Brócolis contaminado apreendido pela Adagro PE

Fiscais da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) apreenderam, no último dia 14, 100 kg de brócolis no estabelecimento comercial Peterfrut. O produto estava contaminado com agrotóxicos não autorizados para a cultura.

A apreensão aconteceu devido a um convênio que existe entre a Adagro e o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), órgãos vinculados a secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, onde mensalmente são coletadas 20 amostras de produtos hortifrutigranjeiros para analisar se existe a presença de resíduos de agrotóxicos nos produtos comercializados no Centro. “Esse trabalho existe desde 2008 e permite que a população consuma produtos que são fiscalizados quanto ao uso excessivo ou indevido de agrotóxicos, alguns fornecedores já foram inclusive proibidos de vender seus produtos no Ceasa”, explicou o Gerente da Unidade Estadual de Inspeção Vegetal, Silvio Varejão.

Na coleta de setembro o laudo laboratorial identificou o resultado insatisfatório para o brócolis, resultando na apreensão do produto. A Adagro já rastreou e fornecedor que é do interior do Estado, o produtor será autuado por comercializar hortaliças contaminados com resíduos de agrotóxicos, seus componentes e afins. É a primeira vez que esse fornecedor apresenta resíduo em seus produtos.

Todo o material apreendido foi destruído.

Imprensa Adagro PE