sábado, 11 de agosto de 2018

Paternidade é tema de roda de diálogo no Espaço Agroecológico da Várzea

Neste sábado (11), que antecede o dia dos pais, o Instituto Papai realizará uma roda de diálogo intitulada “Homem também cuida”, no Espaço Agroecológico da Várzea (EAV). A ação é aberta público e se inicia às 8h. Seu objetivo é discutir com homens a importância da paternidade responsável, seus direitos e deveres enquanto pais. Além da iniciativa voltada para homens de diversas idades, haverá comercialização de produtos orgânicos, advindo de pequenos agricultores, das 7h às 10h. O Espaço Agroecológico se localiza na Praça da Várzea, em frente à Escola Cândido Duarte. 

A roda de diálogo faz parte do programa “Paternidade: desejo, direito e compromisso”. “Queremos aproveitar a comemoração do dia dos pais para, além da troca de presentes que tem muitas vezes um caráter mais comercial, chamar atenção sobre os processos de cuidado cotidianos realizados pelos homens, pais, tios, avôs, irmãos, entre outros”, afirma Jorge Lyra, morador do bairro da Várzea e pesquisador do GEMA/UFPE.

A ação também tem um caráter de cunho comunitário. “Esta iniciativa busca resgatar as ações comunitárias desenvolvidas pelos próprios moradores e moradoras do bairro em diálogo e parceria com os produtores rurais que trazem, de diferentes cidades, seus produtos orgânicos. Nestas feiras, observamos meninos e homens que todos os sábados pela manhã têm vindo a EAV para adquirir produtos, conversar, trocar receitas, compartilhar ideias, tentando sair da carapaça do estereótipo de que os homens não fazem as tarefas domésticas, de que os homens não cuidam dos outros (seja seus filhos, amigos, animais etc.). Enfim, neste sábado será um momento de reflexão e de festejo também para podermos (re)pensar os afetos e carinhos que temos na lembrança e na vida cotidiana”, complementa Jorge Lyra.

Outras instituições que estão envolvidas na realização das atividades no EAV deste sábado dedicado aos pais são: Rede Espaço Agroecológico, UFRPE, GEMA/IPA, GEMA/UFPE, Centro Sabiá, Serta, Lar Fabiano de Cristo e KapiWara. 

Com informações da jornalista Nataly Queiroz