sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Obra da Compesa altera trânsito no Cabanga

Uma obra de esgoto será iniciada pela Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, no bairro do Cabanga, na próxima segunda–feira (13), para a melhorar a eficiência operacional da maior Estação de Tratamento de Esgoto do Recife, a ETE Cabanga. Para que seja possível a realização das intervenções, será necessário interditar 60 metros da Rua Comandante Antônio Manhães de Matos, próximo à Praça Governador Paulo Guerra, a partir das 9:30 h desta segunda. A interdição deverá se estender por um prazo de 90 dias e irá provocar alteração no trânsito do local, que será administrado pelos técnicos da CTTU, que irão orientar os motoristas. A intervenção faz parte de um conjunto de ações de recuperação e modernização da unidade, um investimento de mais de R$3,5 milhões.

Um trecho de 60 metros da Rua Comandante Antônio Manhães de Matos será interditado para permitir a abertura de uma vala para o remanejamento de 45 metros de tubulações de esgoto. Trata-se de um serviço de grande complexidade numa localidade que sofre influência das marés e tem um nível alto do lençol freático, sendo necessário a realização de seu rebaixamento. A tubulação que será instalada possui 1,2 metros de diâmetro e será assentada a uma profundidade de cinco metros e meio. O objetivo dessa obra é a melhoria do processo de entrada do efluente na etapa inicial do tratamento de esgoto, conhecido como gradeamento. 

Os veículos que trafegam no local em direção ao bairro de Boa Viagem precisam estar atentos aos desvios realizados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Os motoristas, ao invés de seguirem pela Rua Comandante Antônio Manhães de Matos, devem entrar na Rua Bituri e acessar a Avenida Engenheiro José Estelita - que terá duplo sentido no trecho alterado durante o período da obra - até o acesso aberto para a Avenida Saturnino de Brito. De lá, os veículos seguem o caminho habitual. Os veículos leves e ônibus que seguem para o bairro de Boa Viagem pelas vias Avenida Engenheiro José Estelita e, em seguida, a Avenida Saturnino de Brito, devem ficar atentos ao estreitamento de faixa. Já os veículos pesados (caminhões e carretas) devem realizar o desvio obrigatório pela Rua Capitão Temudo para acessar a Ponte Gov. Paulo Guerra. Para os motoristas que acessam o bairro do Cabanga pelo viaduto Capitão Temudo, não haverá alterações.

A obra será executada pela BRK Ambiental, parceira privada da Compesa no Programa Cidade Saneada, a PPP do Saneamento da Região Metropolitana do Recife.


Imprensa Compesa