sábado, 11 de agosto de 2018

Artista pernambucano expõe na Itália

O artista plástico pernambucano Léo Luna em setembro, vai expor seus trabalhos na Itália, nas cidades renascentistas de Caravaggio e de Milão. Natural de Pernambuco, nascido em 1976 na cidade do Recife, o artista plástico Leo Luna é autodidata e iniciou de forma empírica a prática do desenho ainda na infância. 

Mais tarde na adolescência dedicou-se a pintura a óleo, a escultura e a restauração de arte com o IPHAN e a Fundação Joaquim Nabuco. Aos 22 anos começa a ensinar desenho e pintura em diversos ateliês da cidade, já dominando técnicas, como o bico de pena, aquarela, pastel, acrílica, óleo, entre outras.

Em 2007 fez sua primeira individual, participou de salões de arte, como o Salão Beneficente do Imip no Museu do Estado de Pernambuco, Salões da UPAP, várias exposições coletivas e do Anuário Pernambucano de Arte 2014, trazendo sempre seu estilo próprio. Tem como inspiração principal as manifestações culturais de Pernambuco, que acompanha fascinado desde criança, além de temas transcendentais e ancestrais. Atualmente vem se expressando também através do universo da litogravura. 

Em seu processo criativo faz a junção do cubismo e surrealismo, utilizando técnicas mistas com muita propriedade. Não busca rótulos pra definir-se, mesmo tendo diversas referências locais Leo Luna se expressa de forma universal.