Podcast Taís Paranhos

terça-feira, 15 de maio de 2018

Formação no Recife ensina educadores a criar a partir de GIFs animados



No próximo sábado, 19 de maio, acontece na unidade Aflitos da ABA Global Education uma manhã inteira de aprendizagem sobre GIFs animados. A experiência faz parte do ProfLab, projeto de inovação para a educação reconhecido pelo Google for Education e pelo MIT Media Lab. A iniciativa tem o objetivo de capacitar profissionais da educação em questões referentes a criatividade, uso de tecnologias e inovação. A atividade acontece das 8h30 às 12h30 na unidade Aflitos da ABA Global Education.

Você já parou para pensar porque é que os GIFs animados fazem tanto sucesso na internet? O que surgiu há muitos anos como um formato de imagem se tornou uma linguagem, com caráter universal, e passou a ser muito utilizada por todos. E como em qualquer linguagem, as possibilidades de criação a partir dela são inúmeras.

A formação O uso criativo de GIFs na aprendizagem tem o objetivo de motivar os profissionais da educação a pensar sobre as contribuições dos GIFs para a educação, seja para a produção de conteúdo ou para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem mais envolventes. Na vivência os educadores terão contato com a história desse formato de imagem e sua relação com múltiplas áreas do conhecimento. Eles também serão convidados a pôr a mão na massa criando seus próprios GIFs a partir de ferramentas simples e acessíveis, tanto pelo computador como a partir do smartphone.