terça-feira, 27 de março de 2018

Uso racional da água

O estudante Edney Oliveira,13 anos, da Escola Municipal Dona Brites de Albuquerque, em Olinda, olhava e escutava com muita atenção as explicações dos engenheiros sanitaristas da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O garoto e vários outros alunos deixaram, temporariamente, a sala de aula e participaram nesta terça-feira (27.03) de uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Alto do Céu, no Recife. Eles foram conhecer como são feitos a captação e o tratamento da água que é distribuída para a população da Região Metropolitana. A atividade faz parte das comemorações pelo Dia Mundial da Água, que transcorreu no último dia 22 de março.

A visita engloba a premiação do primeiro lugar do Concurso Cultural de Desenho, com o tema Água – Preservar pra Não Faltar. Edney Oliveira foi vencedor do concurso e teve direito de levar sua turma de sala de aula para a visita.

O aluno disse que não ter água potável será muito prejudicial a todos, no futuro. “Eu gostei muito da explicação do engenheiro de como a água chega à nossa casa, porque eu não tinha a menor ideia de como era feito. Acho que quando se sabe como tudo é feito aqui, a gente aprende a valorizar mais a água que recebemos e a não desperdiçar”, afirmou o estudante.

De acordo com a técnica social da Assessoria de Articulação Social e Ambiental da Compesa, Isaíra Xavier, a ação é um meio de promover o conhecimento sobre as etapas de tratamento. “Os estudantes acompanham os processos de coagulação, floculação, decantação, filtração e a transformação em água potável”.

A campanha desenvolvida em todo Estado tem o objetivo de contribuir com a construção de uma cultura de valorização dos recursos hídricos, assim como estimular a reflexão sobre práticas sustentáveis de preservação ambiental. “Logo, os alunos serão sensibilizados para importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente”, afirmou Isaíra Xavier.

A secretária executiva de gestão de Educação de Olinda, Lívia Álvaro, enfatizou que a água é um elemento renovável na natureza, mas que se não for bem cuidada, pode acabar. “A água potável limpa, segura e adequada é vital para a sobrevivência de todos os organismos vivos e para o funcionamento dos ecossistemas. Estamos trabalhando para que esta visita também se estenda para os alunos das escolas Isaac Pereira e Monte Castelo que tiraram respectivamente em 2º e 3º lugar no concurso”, complementou. 

Imprensa Olinda