quarta-feira, 21 de março de 2018

Pesquisadores visitantes do ITEP apresentam resultados em seminário



O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) promove, na próxima quinta-feira (22), o seminário “Fortalecimento, expansão e consolidação das capacidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica no âmbito das áreas estratégicas do ITEP”. O objetivo do evento é apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores visitantes vinculados ao instituto via edital daFundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). "Novas tecnologias, produtos, oportunidades de negócios e metodologias nasceram graças à parceria com os pesquisadores associados. A realização de um trabalho como esse é essencial para o desenvolvimento das organizações de pesquisa tecnológica no Estado. Certamente, os resultados alcançados trarão benefícios para setores estratégicos da economia de Pernambuco", afirma o presidente do ITEP, Antonio Vaz. 

O seminário acontece no auditório Pelópidas Silveira, das 8h30 às 12h. A abertura será realizada a partir das 9h pela secretario em exercício de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Leonildo Sales; o presidente do ITEP, Antonio Vaz, e o presidente da Facepe, Abraham Sicsú. Em seguida, os pesquisadores apresentarão individualmente seus projetos de pesquisa. Ao término das apresentações, haverá um momento para realização de atividades em grupo e o encerramento se dará com a exposição de proposições para a continuidade dos trabalhos em conformidade com as demandas de mercado identificadas.

Conheça os projetos

Energia Sustentável – Soluções para Geração de Calor em Médias Temperaturas em Processos Industriais utilizando Coletores Solares Térmicos. Pesquisador: Dr. Luis Arturo Gómez Malagón (UPE). Gestores: João Marques e Osmar Baraúna.

Engenharia e Operação de Redes de Comunicação – Aplicação da Computação sensível a Contexto no Gerenciamento de Redes de Computadores. Pesquisador: Dr. Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE). Gestora: Zuleika Tenório.

Engenharia Sustentável – Objeto: Avaliação das Potencialidades de Utilização de Resíduos de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Produtos para a Construção Civil. Pesquisador: Dr. Antonio Acácio de Melo Neto (UPE). Gestor: Carlos Welligton.

Gestão de Tecnologia e Inovação – Objeto: Práticas de Gestão de Tecnologia e de Inovação em Organizações de Pesquisa Tecnológica. Pesquisadora: Dra. Roberta Medeiros de Souza (UFRPE). Gestor: Geraldo Magela.

Sustentabilidade em Matrizes Ambientais – Objeto: dinâmica espaço-temporal de metais e hidrocarbonetos aromáticos na água do estuário do Rio Capibaribe. Pesquisador: Dr. Gilvan Takeshi Yogui (UFPE). Gestor: Sílvio Mário.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco