quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Nadadora Etiene Medeiros também será condecorada

O governador Paulo Câmara entregará, às 14h30 desta quarta-feira (20.12), no Palácio do Campo das Princesas, a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, categoria Comendador, à atleta pernambucana Etiene Medeiros. A honraria, instituída pelo Decreto nº 4.891, de 20 de janeiro de 1978, é a mais importante comenda concedida pelo Estado a pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, que se destacaram por méritos excepcionais ou pelos relevantes serviços prestados a Pernambuco, simbolizando um gesto de agradecimento do Estado.

Etiene nasceu em 24 de maio de 1991 e é filha do autônomo Jamison Medeiros e da funcionária pública Etiene Pires. Teve seu primeiro contato com as piscinas aos dois anos, por motivo de saúde, mas foi aos oito anos que iniciou sua carreira de atleta no Sport Club do Recife. Posteriormente, em 2003, nadou pelo Nikita Natação – SESI, onde permaneceu durante nove anos, período em que conseguiu superar várias marcas nacionais, como também integrar a seleção brasileira.

Aos 17 anos, Etiene foi medalha de prata nos 50 metros costas no Campeonato Mundial Júnior da Federação Internacional de Natação (FINA), em 2008, no México. Entre as diversas conquistas ao longo da trajetória profissional, está o fato de que a atleta é a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro num Campeonato Mundial de Natação (tanto o de piscina longa, quanto o de piscina curta) e em Jogos Pan-americanos.

A nadadora também é recordista mundial dos 50 metros costas em piscina curta, tendo alcançado a marca em Doha 2014. Em julho de 2017, foi campeã mundial (MEDALHA DE OURO) no mundial de esportes aquáticos, realizado em Budapeste (HUNGRIA), tornando-se a primeira mulher brasileira a conquistar tal posição.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco