quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Programa ID Jovem lançado em Limoeiro

A juventude de Limoeiro conta agora com o programa federal Identidade Jovem (ID Jovem) lançado no último sábado (16), no auditório da Autarquia de Ensino Superior (AESL/FACAL), que beneficiará mais de 20 mil jovens do município. A iniciativa é uma parceria do Governo de Pernambuco, da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O evento contou com a presença do prefeito, Joãozinho, do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcelo Mota, da secretária de Infraestrutura, Obras e Habitação, Fabíola Pimentel, do secretário de Educação e Esportes, Gonzaga Tavares, da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, a Gerente da Juventude, Rayane Souza, a Coordenadora do projeto "Limoeiro Construindo o Futuro", profª Marli Silva e a secretária executiva da Autarquia, Andreza Cabral. O auditório estava lotado com a presença de jovens, educadores e da sociedade civil. 

Criada pelo Decreto nº 8.537/2015, o ID Jovem é um documento para o acesso a benefícios estabelecidos pelo Estatuto da Juventude: meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos, gratuidade no Enem e a reserva de vagas no transporte interestadual aos jovens com idade entre 15 e 29 anos, que pertençam a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A gerente da juventude municipal, Rayane Souza, destacou a importância do programa para ampliar os direitos da juventude e alcançar o maior número de jovens. "A juventude hoje em dia é uma parcela importante na população. Tivemos vários atos de manifestação política no Brasil e no mundo que mostram a nossa força, temos políticas públicas que nos favorecem e com elas ganhamos direitos e responsabilidades. Aconselho a todos lerem o Estatuto da Juventude, conhecerem o ID Jovem e se conscientizarem do nosso poder de transformação da sociedade", ressalta.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, lembrou o quanto é fundamental o engajamento de todos para a construção de um futuro melhor e com mais oportunidades. "Esta ação é uma demonstração clara da importância dada pela gestão, em articulação com nosso governador Paulo Câmara, que resultou na criação da Gerência da Juventude em Limoeiro. A recente reforma administrativa atende positivamente aos jovens e temos agora uma oportunidade para discutir políticas públicas para os mais de 20 mil jovens, além de proporcionar mais educação, a cultura, o lazer, o esporte e mercado de trabalho". 

Para o prefeito de Limoeiro, Joãozinho, a ação que beneficia os jovens de limoeiro, representantes de 43% da população, dá garantia de um futuro promissor. “Desde o início colocamos políticas públicas em prática, desde o transporte escolar gratuito ao estágio remunerado, além do curso “Limoeiro Construindo o Futuro” que prepara gratuitamente estudantes para o vestibular. Só seremos independentes se tivermos conhecimento e temos uma preocupação imensa com vocês. Criamos agora um departamento e uma gerência voltados exclusiva para juventude o que é uma conquista para todos nós”, afirma.

Fernando César, de 22 anos, cursa licenciatura em Matemática trabalha como digitador de cadastros do Bolsa Família e estudante do “Limoeiro Construindo o Futuro”. “O ID Jovem foi feito para nós que dá direito de poder participar de eventos, o que facilita nosso acesso a cultura, esportes, lazer e viagens para outros estados gratuitamente. O programa facilita nossa vida e ajuda para que possamos ter acesso aos nossos direitos”, disse no lançamento do programa.

Os equipamentos da Prefeitura de Limoeiro, CRAS, CREAS e Secretaria Desenvolvimento Social e Cidadania vão realizar o cadastramento, mobilização e divulgação do programa, além da emissão da Identidade Jovem nas comunidades e nos coletivos da juventude.

Solicitar a ID Jovem - Para a emissão do ID Jovem é necessário ter o Número de Identificação Social (NIS), impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho. Pela internet, é possível acessar o site do ID Jovem, preencher os dados solicitados e gerar o cartão. Para utilização, basta apenas imprimir a imagem e apresentar no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada por um documento oficial com foto. 

O Programa ainda oferece um app disponível para download nas plataformas Android, iOS e Windows Phone, onde é necessário o preenchimento com o NIS e os dados cadastrais solicitados para gerar o cartão virtual. Não é necessário imprimir, apenas apresentar a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto. Com o cartão ID Jovem gerado, ele ficará disponível para utilização pelo próprio aplicativo, mesmo em modo off-line, sem internet, por 30 dias. Caso seja expirada sua validade, será preciso emitir novo cartão onde serão novamente verificados os requisitos exigidos para ser beneficiário.


Secretaria de Imprensa de Limoeiro (PE)