quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Celpe lança ofensiva contra cabos de telecomunicações e remove uma tonelada de fios instalados em postes de alta tensão

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, aumentou a ofensiva contra a instalação indiscriminada de cabos de telecomunicação em postes de alta tensão 69 kV (quilovolts). Em um mês de atuação intensa, equipes especializadas removeram aproximadamente uma tonelada de fios lançados irregularmente ou de forma clandestina em postes da concessionária. A ação abrange municípios do Grande Recife e já percorreu 19 quilômetros de linhas de transmissão, identificando irregularidades em 290 pontos. Pelo menos 11 operadoras de telefonia foram identificadas utilizando ilegalmente as estruturas. Até 22 de setembro, a ação deve ocorrer nos postes de alta tensão da companhia e nos postes de média e baixa tensão a eles associados, nos bairros Ilha Joana Bezerra, São José, Cabanga, Pina, Salgadinho, Campo Grande, Arruda e Tamarineira. Clientes que tiverem os serviços de telefonia e telecomunicações afetados devem entrar em contato com as suas operadoras para que providenciem a devida regularização.

A remoção dos cabos ocorre após as operadoras não terem atendido as notificações realizadas a todas as empresas com contrato de compartilhamento de poste com a Celpe. Após uma série de tentativas da concessionária, através de reuniões que tinham o objetivo de alinhar a necessidade da retirada das redes de telecomunicações dos postes, foi determinado um prazo final para as ações. Como não houve o cumprimento do prazo, a distribuidora passou a intervir nos postes, realizando a retirada das redes, sendo essa ação o último recurso utilizado pela companhia para manter a segurança das estruturas e evitar acidentes. Durante as fiscalizações, a companhia também identificou redes de telecomunicações de empresas clandestinas.

Além da ação em postes de alta tensão, a Celpe vem realizando vistorias também nos postes da rede elétrica de baixa e média tensão, com retirada de materiais que estejam alocados fora dos padrões técnicos. O serviço contribui para a correta instalação das redes de telecomunicações e melhoria da segurança para os clientes. “Antes de realizarmos as ações, notificamos as empresas com contrato com a Celpe, dando prazo para regularização, tendo flexibilidade para que elas possam atuar e fazer o ordenamento das suas redes. Com a ausência de retorno ou com o não efetivo ordenamento, precisamos cumprir as regulamentações do setor e assegurar a conformidade e segurança das estruturas”, comenta Wider Basílio, gestor da Unidade de Cadastro da Celpe.


Imprensa Celpe