quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Prefeitura de Limoeiro reabre escola em Espínola

Na noite desta quarta-feira (20), a Prefeitura de Limoeiro em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou a reabertura da Escola João Hermínio do Nascimento, localizada na comunidade de Espíndola, que estava fechada há sete anos. Além de aulas do EJA, será implementado o Centro de Convivência e oferecidos kits escolares e merendas para os alunos.

"Estamos muito felizes em realizar esse sonho da comunidade. Era nosso compromisso fazer essa escola voltar a funcionar para que ninguém da região precisasse se deslocar para conseguir um direito básico da população que é a educação”, ressaltou o prefeito Joãozinho.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, destacou o diferencial que terá a escola em Espínola. “Serão ofertadas ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com oficinas para atividades que contribuem para a autonomia, sociabilidade, fortalecimento de vínculos sociais e familiares prevenindo, assim, situações de vulnerabilidade e risco social”. Lembrou ainda que o objetivo é a atender ao público com qualidade e um olhar cada vez mais humanizado. 

O número de escolas do campo equivalem a 25% dos estudantes do município. A atual gestão entende que a reabertura de escolas é um investimento social e um direito de todos, com equipamentos educacionais e reestabelecendo vínculos com as famílias da Zona Rural. “Inicialmente teremos 44 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, no ano seguinte, teremos o Ensino Infantil e Fundamental. É um novo tempo onde as comunidades começam a ter suas escolas funcionando novamente”, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Luiz Gonzaga.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Joãozinho, a secretária de Infraestrutura, Obras e Habitação, Fabíola Pimentel o vice-prefeito Marcelo Motta, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Cristiane Barbosa, o secretário de Educação e Esportes, Luiz Gonzaga.

A Escola João Hermínio do Nascimento foi totalmente reestruturada com melhores condições para os estudantes, tanto na estrutura como no trabalho dos profissionais e na alimentação. Foram fechadas 16 escolas nos últimos anos, sendo 13 na Zona Rural com a constatação de que estes alunos não migraram para a cidade e largaram os estudos.

Limoeiro com mais escolas – Está previsto até o fim do ano, ainda, a reabertura da Escola Araras, a escola Regina Coelli, localizada na subida do Redentor e a Escola Nossa Senhora da Paz. Todas com Educação Infantil e creches, agregando mais de 150 crianças. 

Secretaria de Imprensa de Limoeiro