Podcast Taís Paranhos

terça-feira, 18 de abril de 2017

Polícia aciona Interpol sobre sumiço de jovem que deixou livros criptografados no Acre

O secretário-adjunto de Polícia Civil, Josemar Portes, confirmou hoje que o nome do estudante de psicologia Bruno Borges, de 24 anos, foi incluído na lista de pessoas desaparecidas da Polícia Federal no Acre (PF-AC) e que a Interpol – polícia internacional – foi acionada devido ao sumiço do jovem, desaparecido desde o dia 27 de março.

Portes afirma que o acionamento da Interpol é comum e ocorre conforme a evolução das investigações do caso. Ele afirma que não há indícios de que o jovem tenha saído do país, mas não descarta essa possibilidade para cobrir todas as linhas de investigação com as quais trabalha.

“Como a Interpol vai trabalhar e as técnicas que vai usar isso é com ela. O que sabemos é que o jovem se afastou do convívio. A possibilidade dele ter saído do país deve ser investigada, pois ele tinha dinheiro e é um rapaz muito inteligente. Não sei se é um indício, mas uma possibilidade sempre é. Isso é comum, uma outra hora a pessoa pode ser colocada no cadastro de desaparecidos da PF que aciona a Interpol”, explica.

Desaparecimento - A última vez que os parentes viram Bruno, no dia 27 de março, foi durante um almoço de família. O jovem voltou para casa e todos - mãe, pai e os outros dois irmãos - seguiram o dia normal de trabalho. Mais tarde, o pai dele, o empresário Athos Borges, retornou à residência da família e percebeu que o filho não estava.

No quarto do estudante, que ficou trancando por mais de 20 dias enquanto os pais viajavam de férias, foi encontrada - além dos 14 livros - uma estátua do filósofo Giordano Bruno (1548-1600). Os escritos, segundo a família, eram feitos há pelo menos quatro anos.

Saído do Corpo - Na edição desse domingo, 16, o Fantástico divulgou áudio do estudante de Psicologia Bruno Borges, 24 anos, que sumiu sem deixar pistas em Rio Branco, no Acre, no dia 27 de março. Na gravação, o jovem afirma ter saído do próprio corpo em uma espécie de experiência extra-corpórea.

"Eu saí do corpo. Fazia tempo que eu não saía do corpo de uma maneira tão real. A minha saída do corpo foi tão fácil que o meu corpo se levantou sozinho e ficou de pé, distante do corpo", disse Bruno no áudio. Eu falei: 'Não, não quero mais sair, não. Não quero mais sair, não. Quero voltar'. E não adiantava mais. Meu espírito estava saindo". 

De acordo com a reportagem, o áudio foi gravado em janeiro deste ano.

Jogo pra Smartphone - O desaparecimento do estudante de psicologia Bruno Borges, 24, no Acre, inspirou a criação de jogos para smartphones. Um deles é o game Menino do Acre, que está disponível para celulares com sistema Android. 

A interface propõe desvendar o mistério do sumiço de Bruno e, basicamente, tem um comando em que o usuário clica na tela e o personagem pula para capturar os livros. A cada dez objetos capturados, uma fase é liberada. Ao todo, são cinco fases.



Com informações do Portal G1 e do Jornal O Povo (CE)