quarta-feira, 26 de abril de 2017

Nave Cassini mergulha nos anéis de Saturno

A Nave Cassini, sonda espacial da NASA, incia hoje o trajeto rumo ao próprio fim. A sonda inicia seu mergulho entre os anéis de Saturno.

Após 12 anos de viagem aos redores de Saturno, a sonda Cassini da NASA está prestes a entrar em uma nova órbita — ainda em Saturno, porém nos famosos anéis do planeta.

A NASA trará Cassini a aproximadamente 5.000 milhas do anel “F” de Saturno, o que marca a fronteira do sistema com o anel principal. Estas órbitas permitirão que a sonda Cassini estude às partículas e moléculas de gás que perduram perto dos anéis, bem como observar as pequenas luas que orbitam ao longo de bordas dos anéis.

Com a aproximação dos anéis de Saturno, a sonda Cassini fará uma ‘viagem sem volta’, rumo a sua extinção. Após 20 anos de viagem, sendo 12 anos orbitando o planeta Saturno, a NASA anunciou que os anéis do planeta servirão como o prelúdio para o “Grand Finale” da Cassini — quando a nave espacial chegar perto da superfície do planeta, vai ‘mergulhar’ repetidamente através da abertura entre os topos de nuvem de Saturno e seus anéis internos. 

Depois disso, Cassini irá realizar um mergulho da morte em Saturno em 15 de setembro de 2017, trazendo sua longa missão ao fim.



Portal TecStudio