sexta-feira, 28 de abril de 2017

#BrasilEmGreve [10] O que fazer se você for detido em manifestação?

"ATENÇÃO"!!!!!!!!!!!!!O QUE FAZER SE ALGUÉM FOR DETIDO(A) DURANTE AS MANIFESTAÇÕES?

*"Manter sempre a calma" e tentar identificar discretamente o nome do agente e para qual delegacia a pessoa está sendo levada.*
**📞Na primeira oportunidade, ligar para os advogados de plantão desta lista. 

 ***Se tiver chance, perguntar o nome da pessoa detida.


***Filmar e fotografar as violações de Direitos Humanos, caso ocorram.

*****Obs : "Ninguém pode ser obrigado pela Polícia a ir para a delegacia servir de testemunha ,e muito menos ,ser impedido de ir atrás da viatura ,se quiser auxiliar quem foi detido."

*****As mulheres não podem ser revistadas e tocadas por homens, "somente" por policiais mulheres.
"Aos/as manifestantes": se for detido/a usar do direito de ficar em silêncio. "Jamais"dialogar , discutir , ou brigar com agentes policiais, nem mesmo ter conversas informais. Eles gravam tudo e utilizam posteriormente. 

*****Manter senhas nos celulares e não proferi-las para os policiais , "alegando a inviolabilidade do direito à privacidade". 

****📌Se tiver chance: gritar para outros manifestantes a informação sobre seu nome ,movimento ou coletivo em que atua.

💰 ❌ As Advogadas e os Advogados atuarão 'pro bono" ,ou seja, não há cobrança de honorários para acompanhar a prisão ou outra situação envolvendo pessoas nas manifestações. ⚠ para legitimar a ação dos Advogados basta expressar verbalmente , que quer que seja sua/seu advogada/o para defende-lo naquele fato. 

☎ É recomendado que os/as advogados/as estejam acompanhados,pelo menos por um colega ou amigo, durante as situações que venham a acontecer . 

 Atenção e coragem!A manifestação é um direito previsto na Constituição Federal do Brasil!