sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Desfile do Galo com reforço nas linhas de ônibus

O folião que vai brincar no maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada, neste sábado (25), vai contar com um esquema de mobilidade especial de ônibus para o acesso ao Centro do Recife. As linhas que atendem ao bairro de São José e bairros adjacentes, onde acontece o desfile, serão reforçadas e também passarão por mudança de itinerário.

O Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou 41 linhas que atendem ao Centro da Cidade. Ao todo, 544 veículos farão 4.512 viagens neste Sábado de Zé Pereira. O que corresponde a 202 veículos e 1.595 viagens a mais do que em sábados normais. Além das linhas convencionais, o folião contará ainda com 42 linhas de bacuraus, que saem do Terminal de Passageiros de Santa Rita, das 0h às 4h, e realizarão 408 viagens.

Para que o desfile do Galo da Madrugada aconteça, algumas ruas do centro da cidade serão interditadas. Devido a isso, 109 linhas convencionais, 42 bacuraus e 5 BRT terão seus itinerários alterados a partir da 0h deste sábado (25) a 0h do domingo (26). Ainda serão desativadas 127 paradas de ônibus e 14 paradas provisórias serão implantadas em pontos estratégicos para atender aos novos trajetos das linhas.

Os usuários devem ficar atentos aos novos itinerários dos ônibus. A maioria das linhas que vem da Zona Sul da Região Metropolitana do Recife farão retorno no Terminal de Passageiros de Santa Rita. Os ônibus da Zona Norte e Olinda, que trafegam pela Av. Norte, PE-15 ou Olinda, terão ponto de retorno na Av. Mário Melo e Rua dos Palmares. Já as linhas da Zona Oeste terão dois trajetos: os ônibus que circulam pela Av. José Rufino e Av. Sul retornarão ao Terminal de Passageiros Santa Rita. Já os que passam pela Av. Conde da Boa Vista farão retorno na Rua Gervásio Pires. 

O Consórcio também vai colocar à disposição dos foliões a linha especial 117 - Circular do Galo. Esta linha irá operar das 5h30 às 20h, do dia 25 de fevereiro, com tarifa de R$ 3,20 e um intervalo de 7 a 30 minutos entre um ônibus e outro. Os ônibus farão o trajeto que ligará a Av. Cruz Cabugá ao Terminal de Passageiros Santa Rita, com ponto de retorno no Shopping Tacaruna. O pagamento pode ser feito com o cartão VEM, mas por ser uma linha especial, não haverá meia passagem ou gratuidade.

Os usuários devem ficar atentos, ainda, às linhas que não irão operar neste Sábado de Zé Pereira. São elas: 013 – Jardim Beira Rio (Pina), 014 – Brasília (Conde da Boa Vista), 039 – Setúbal (Príncipe), 042 – Aeroporto (Opcional), 053 – Shopping RioMar (Opcional), 064 – Piedade (Opcional), 072 – Candeias (Opcional), 214 – UR-02/Ibura (Opcional), 2431 – Cidade Universitária (TRT) e 1926 – Ouro Preto (Jatobá II). As linhas circulares, por sua vez, se fundirão.

Quem utiliza o BRT também deve ficar atento às mudanças: as linhas do corredor Norte/Sul 1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto), 1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) e 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto), e as linhas do corredor Leste/Oeste 2450 – TI Camaragibe (Centro) e 2441 – EBRT BR-101 (Centro) não vão operar no sábado (26).

Para auxiliar os foliões, o Grande Recife estará com uma equipe de cerca de 70 divulgadores, das 6h30 às 12h30, nas principais vias de acesso ao bloco, como Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Mário Melo, Rua do Hospício e Parque Treze de Maio. A principal orientação é que o usuário, na volta para casa, embarque na mesma parada onde desembarcou para chegar ao Centro.

Cique aqui e confira os novos itinerários das linhas

Imprensa Grande Recife