sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Fusca Cultural em Camaragibe

A partir do próximo sábado, 20 de agosto, uma vez por mês – a cidade de Camaragibe receberá o Projeto “Fusca Cultural”, que tem como objetivo realizar eventos visando homenagear grupos populares do município, promovendo, assim, um intercâmbio cultural, o resgate e a preservação da memória destas manifestações e das comunidades nas quais estão inseridas.


Para dar início ao Projeto, a primeira agremiação a ser homenageada será o “Boi Rubro-Negro”. O evento terá início a partir das 20h e acontecerá no bairro do Timbi, na Praça do Açude Timbi, que fica localizado na Rua Petrópolis.

Entre as atrações que participarão, estão o “Bloco Lírico Amantes das Flores” e o “Urso Mimoso”, que irão realizar apresentações homenageando o “Boi Rubro-Negro”. Além dessas agremiações, acontecerão shows musicais de coco, ciranda e forró com as bandas “Filhos de Jurema” e a “Banda Mania Show Pé de Serra”.


O Projeto conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura. Os eventos serão realizados gratuitamente nas comunidades em que os grupos de cultura popular estão inseridos, oferecendo acessibilidade a todos, pois serão realizados ao ar livre, em ruas de fácil acesso das localidades, proporcionando, assim, também, a formação de novas plateias, que ainda não conhecem o trabalho das referidas agremiações.


Ao todo serão realizados oito eventos com frequência mensal. Em cada mês, um grupo de cultura popular será homenageado em sua própria comunidade. Para homenagear esta manifestação, outro grupo de cultura popular tradicional de outro bairro do município será convidado a se apresentar e entregar uma placa em reconhecimento à importância cultural da agremiação homenageada para a cidade.


O Projeto Fusca Cultural, de maneira a democratizar e universalizar o acesso aos eventos, proporcionará local apropriado e preparado para atender portadores de necessidades especiais. Será realizada uma parceria com a Associação dos Portadores de Deficiência de Camaragibe (APDC) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de maneira a facilitar a participação destes no projeto. Os portadores de necessidades especiais terão atenção especial em todos os eventos, principalmente nos eventos de abertura e de encerramento.



Serviço:

Data: 20/08/2016
Hora: A partir das 20h
Local: Timbi (Praça do Açude Timbi - Rua Petrópolis).
Agremiação Homenageada: Boi Rubro-Negro
Agremiações que irão se apresentar e homenagear o “Boi Rubro-Negro”: “Bloco Lírico Amantes das Flores” e “Urso Mimoso”.
Outras atrações musicais: Filhos de Jurema e Banda Mania Show Pé de Serra