segunda-feira, 25 de julho de 2016

Zika Vírus faz vítimas na Europa

Poucos dias antes dos Jogos Olímpicos do Rio, o Centro Europeu de Controle de Doenças publicou um mapa interativo com os casos de zika virus registrados na União Europeia. O mapa vai ser para acompanhar os casos no continente após os jogos no Brasil. Todos os casos registrados na Europa foram de pessoas que viajaram para outros países.

Só este ano foram registrados 1048 casos de zika virus em todo o continente, tendo a França 616 casos, seguido dos Países Baixos (63) e Itália (52). 99,2% dos infectados foram contaminados fora do continente enquanto 0,8% dos doentes contraíram em relações sexuais. A recomendação do Centro Europeu de Controle de Doenças é que quem viajar para países como o Brasil e voltar para a Europa deve usar preservativo nas relações sexuais. E se tiver algum sintoma do zika vírus, evitar de fazer sexo por pelo menos seis meses.

Na Espanha, uma criança nasceu com microcefalia (associado ao zika vírus na gravidez) e sua mãe esteve na América do Sul, onde adoeceu. O diagnóstico aconteceu em maio passado.

Estudos recentes mostram que  é  possível também a transmissibilidade do vírus para o mosquito Culex (a conhecida muriçoca). A pesquisa é conduzida por uma equipe brasileira que coletou mosquitos no Recife, uma das áreas com maior propagação do vírus no Brasil.

Com informações do Corriere della Serra (Itália)