quarta-feira, 29 de abril de 2015

Rubéola erradicada das Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) divulgou, nesta quarta-feira (29), que todos os países da América conseguiram erradicar a transmissão da rubéola e da síndrome da rubéola congênita (SRC), complicação da infecção pelo vírus.
De acordo Carissa F. Etienne, diretora da Opas, braço da Organização Mundial da Saúde na América, o resultado é reflexo de um trabalho integrado entre governos e organizações que focaram, principalmente, na vacinação.
Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, desde 2009 não há registro de casos no país. Atualmente, a imunização consta no calendário vacinal para crianças com 1 ano de idade, com reforço entre 4 a 6 anos. A vacina também está disponível para mulheres e homens que tenham até 49 anos.
A doença, também conhecida como “sarampo alemão”, é causada por vírus. O paciente apresenta febre baixa, manchas na pele, dor de cabeça e nas articulações, gânglios aumentados no pescoço e atrás da orelha, entre outros.
Quando o vírus é contraído por mulheres no início da gravidez, pode levar ao aborto ou a defeitos congênitos como surdez, cegueira e problemas cardíacos no bebê.
A transmissão acontece por via direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. Não há tratamento específico para a rubéola. Em caso de suspeita, a pessoa deve imediatamente procurar orientação médica.
A rubéola continua a circular em outras regiões do mundo e os países na América registram ocasionalmente casos importados.
Programa Bem Estar - Rede Globo