segunda-feira, 20 de abril de 2015

Lagosta apreendida no Recife

A Polícia Federal (PF) prendeu seis pessoas, com idades entre 28 e 50 anos, e apreendeu 95kg de lagosta em duas embarcações, no Recife, na noite do sábado (18). Os detalhes das prisões foram divulgados nesta segunda-feira (20). Os flagrantes foram feitos durante fiscalizações de rotina da PF, no Porto do Recife.
Nas duas embarcações apreendidas, além das lagostas, foram encontrados também equipamentos específicos para a pesca clandestina, como redes, mangueiras, compressor e botijão de gás, cuja utilização para este tipo de atividade é proibida por lei. A pesca do crustáceo no estado é proibida no período de defeso -- a época de reprodução da espécie --, que começou em 1º de dezembro de 2014 e vai até o próximo 1º de maio.
Os seis pescadores foram autuados por pescar em período proibido com a uilização de equipamentos não permitidos. Caso sejam condenados, poderão pegar penas que variam de um a três anos. Dois deles ainda responderão pelo crime de desobediência, pois, de acordo com a PF, estavam resistentes e agressivos no momento do flagrante.
Além das autuações, os donos das embarcações foram multados com a multa mínima de R$ 700 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e R$ 20 por cada quilo de lagosta apreendido. Segundo a PF, os suspeitos, que pagaram fiança e foram liberados, vão responder pelos crimes em liberdade.
Portal G1