quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Desemprego apresenta queda na RMR em dezembro

O desemprego da Região Metropolitana do Recife (RMR) caiu em dezembro. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação alcançou 5,5%, com queda de 1,3 p.p., ante novembro, e estabilidade, na comparação anual.
Quanto aos empregados por setores, no comparado a dezembro de 2013, somente “Serviço Prestados às Empresas”, “Serviços Domésticos” e “Outros Serviços” registraram aumento do número de ocupados na ordem de 0,7%, 4,3% e 9,9%, respectivamente. No sentido oposto, “Indústria”, “Construção”, “Comércio” e “Educação, Saúde e Administração Pública” apresentaram redução do número de ocupados da seguinte forma: -8,6%, -13,8%, -0,1% e -4,7%,  nessa ordem.
Já o rendimento médio real dos trabalhadores empregados na RMR caiu 1,8% em relação a novembro, mas cresceu 1,0% no ano, ao alcançar R$ 1.555,50. No entanto, o rendimento dos empregados sem carteira no setor privado cresceu 7,8% no ano. Em contrapartida, o rendimento dos que trabalham por conta própria caiu -15,7%, na mesma base de comparação.
Para o conjunto das seis regiões metropolitanas analisadas pela  pesquisa (Belo Horizonte, Porto alegre, São Paulo, Salvador, Recife e  Rio de Janeiro), a taxa de desocupação atingiu 4,3% e alcançou o menor valor da série histórica. Comparado a novembro, a taxa caiu 0,5 p.p, na avaliação anual, permaneceu estável.
CDL/Recife