quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Resultados positivos em 2014

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), em especial a Unidade de Agrotóxicos e Contaminantes/Labtox, comemorou, no final de 2014, bons resultados na prestação de serviços e no desenvolvimento de novas metodologias para análises de agrotóxicos e contaminantes em alimentos e bebidas. No decorrer do ano, foram analisadas 7.336 amostras para a identificação de resíduos de agrotóxicos e análise de cachaça, número superior em 30% em relação ao ano de 2013, quando foram processadas 5.636 amostras. Já em comparação a 2012, quando foram analisadas 3.720 amostras, o percentual de crescimento chega a 97%.  
Para a gerente da UAC, Adélia Araújo, este resultado demonstra a consolidação do trabalho que vem sendo feito na unidade, que foi procurada, de forma espontânea, por várias empresas privadas e instituições públicas do Maranhão, Espírito Santo, Acre, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraíba e Rio Grande do Norte, incluindo Ceasas, Secretarias de Agricultura e Ministérios Públicos Estaduais, ampliando a carteira de clientes. 
Além disso, destaca ela, houve a manutenção do trabalho de monitoramento nacional que é feito para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio de leilão eletrônico. Em 2014, a unidade, que já éreferência internacional na área de análise de contaminantes em alimentos e bebidas, também passou a analisar amostras de banana, maçã, mamão, manga, tomate, uva, feijão e soja para o Mapa. 
O aumento da exportação de frutas do Vale do São Francisco e do Vale Açu-Mossoró para a Europa também se refletiu nos números da UAC, correspondendo a 30% das atividades desenvolvidas. Adélia Araújo lembra ainda que, no decorrer do ano, houve a implantação de novos métodos para análise, principalmente dos métodos chamados específicos, pela equipe da unidade. 
Atualmente, a Unidade de Agrotóxicos e Contaminantes/Labtox conta com 14 colaboradores, entre gestores (com título de doutor), mestres, graduados, seis bolsistas CPNq, uma bolsista CNPq/Facepe/Itep e três estagiários, constantemente em treinamento e atualização.
Institudo de Tecnologia de Pernambuco