segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Evento discute urbanismo e mobilização popular no Recife

O planejamento urbano e o papel da mídia nas mobilizações populares sobre a ocupação da cidade são tema de discussão no seminário “Urbanismo, Mídia e Mobilização Popular: pensando o Recife a partir do #OcupeEstelita", que começa nesta segunda (11) e segue até a quarta (13). O evento acontece na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) do Derby, área central do Recife, das 19h às 22h. Profissionais de Arquitetura, Direito, Comunicação Social e Sociologia participam da discussão, que é gratuita e aberta ao público.
O público poderá conferir as mesas sobre "Direito à cidade, diversidade de manifestações", "Mídia, mobilização popular e liberdade de expressão" e "A cidade que se pensa: planejamento urbano transparente e inclusivo". Nesta segunda, a partir das 17h, a Fundaj também abre espaço para uma mostra audiovisual sobre o movimento Ocupe Estelita.
O Ocupe Estelita é contrário ao projeto Novo Recife, que prevê a construção de 12 torres residenciais e comerciais, com altura variando entre 20 e 41 andares, no terreno do Cais José Estelita, na área central da cidade. O terreno tem uma área de 10 hectares, que equivale a 10 campos de futebol, aproximadamente. O terreno pertencia ao espólio da Rede Ferroviária Federal e foi adquirido em leilão realizado em 2008, pelo Consórcio Novo Recife, que é formado pelas empresas Ara Empreendimentos, GL Empreendimentos, Moura Dubeux Engenharia e Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário.
A proposta do evento é fazer um debate aberto sobre o planejamento da cidade e como as intervenções na malha urbana do Recife afetam áreas de valor arquitetônico, histórico, paisagístico e simbólico da cidade. Os professores Tomás Lapa, Liana Cirne Lins, da UFPE, Amélia Reynaldo, da Unicap e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Evelyne Labanca, do Instituto Pelópidas Silveira, e o integrante do grupo Direitos Urbanos, Lucas Alves, participam das mesas de debate.
Confira abaixo a programação completa:
>> Segunda-feira (11), às 19h
Mesa “Direito à cidade, diversidade de manifestações”
Discussão sobre as manifestações e mobilizações que reivindicam participação popular nas decisões que envolvem o desenvolvimento das cidades; a emergência dos “direitos urbanos” e do direito à manifestação; novas formas de atuação política; “leitura" social de mobilizações populares como o #OcupeEstelita.
Expositores: Érico Andrade (professor de Filosofia da UFPE), Liana Cirne (professora de Direito da UFPE e integrante do grupo Direitos Urbanos), Ivana Driele (integrante do movimento #OcupeEstelita), Maria Eduarda da Mota Rocha (professora de Sociologia da UFPE).
Mediadora: Edneida Cavalcanti (Fundaj)
>> Terça-feira (12), às 19h
Mesa “A cidade que se pensa: planejamento urbano transparente e inclusivo”
Discussão sobre o papel e processos do planejamento urbano no Recife; participação e "escuta social" no planejamento urbano da cidade; o urbanismo na agenda pública: a repercussão de movimentos como Direitos Urbanos e mobilizações como o #OcupeEstelita.
Expositores: Lucas Alves (grupo Direitos Urbanos), Tomás Lapa (professor de Desenvolvimento Urbano da UFPE), Evelyne Labanca (Instituto Pelópidas Silveira), Amélia Reynaldo (professor a de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, e integrante do CAU).
Mediador: Cristiano Borba (Fundaj)
>> Quarta-feira (13), às 19h
Mesa “Mídia, mobilização popular e liberdade de expressão”
Discussão sobre o papel das mídias (dos meios massivos às redes sociais) nas manifestações e mobilizações populares que reivindicam participação no planejamento urbano do Recife; midiatização e política; agenda midiática e agenda pública.
Expositores: Marcelo Pedroso (cineasta e integrante do movimento #OcupeEstelita), Luís Carlos Pinto (professor de Comunicação Social da Unicap), Paula Reis (professora de Comunicação Social da UFPE), Juliano Domingues (Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e professor da Unicap)
Mediadora: Patrícia Bandeira de Melo (Fundaj)
Serviço
“Urbanismo, Mídia e Mobilização Popular: pensando o Recife a partir do #OcupeEstelita"
Segunda (11), terça (12) e quarta (13), das 19h às 22h.
Mostra audiovisual na segunda a partir das 17h
Fundação Joaquim Nabuco - Sala Aloísio Magalhães
Rua Henrique Dias, 606, Derby
Entrada gratuita
Portal G1