terça-feira, 3 de junho de 2014

Edir Macedo decreta jejum de TV, que afeta novela "Vitória" e Copa do Mundo

Líder da Igreja Universal do Reino de Deus e principal acionista da RecordEdir Macedodecretou mais um jejum aos seus fiéis. O que chama atenção, no entanto, é o que foi solicitado pelo religioso aos que seguem os seus princípios.

Edir está determinando o "Jejum da Informação", que será iniciado no dia 10 de junho e se estenderá por 40 dias. A ideia do bispo é permitir que as pessoas tenham uma experiência mais próxima de Deus.

"Um jejum de rádio, televisão, de tudo que o mundo oferece. Um jejum de jogos, distrações, diversões", pediu Edir. "Nós estaremos fora da Copa, eu estarei fora da Copa 100%. Porque eu estareiacompanhando ou também no mesmo espírito com vocês. Não que eu necessite ter uma experiência com Deus, eu já tive, mas vou fazê-lo em favor de vocês, para que vocês também sejam estimulados", complementou.


Além de afetar diretamente a Copa do Mundo, que é um dos maiores eventos da história do Brasil, o jejum de Edir Macedo acaba por afastar os telespectadores da própria Record. Caso seguido por seus fiéis, eles poderão acompanhar, por exemplo, apenas os seis primeiros capítulos de "Vitória", que é a principal aposta da casa para elevar os índices de audiência e encerrar a crise na dramaturgia.

O fiel da Igreja Universal também perderia a reta final de "Aprendiz - Celebridades", de Roberto Justus, e que atravessa uma má fase de audiência, como também deixaria de assistir atrações ainda não consolidadas, como o "Programa da Sabrina" e "Hora do Faro".

Consultada, a Record não se manifestou sobre o assunto.

Novela Vitória - Nem mesmo o elenco entendeu a "convocação" do líder religioso. A atriz Beth Goulart, que interpreta Clarice, o vídeo de Macedo é direcionado apenas para os seguidores dele. "Não tem como pedir para o brasileiro deixar de torcer pelo Brasil na Copa do Mundo, por exemplo. Impossível isso", disse.



Lucinha Lins afirmou que "qualquer tipo de jejum" até pode fazer bem, mas que o pedido do dono da Record é uma opinião dele: "No meu caso, eu quero e vou assistir toda a Copa do Mundo, assim como a novela. Nosso país está uma vergonha mesmo politicamente falando, então que a Copa nos traga um pouco de conforto", enfatizou.
"Quem quiser ligar a TV, que ligue. Assiste quem quiser o que quer", opinou o ator Paulo César Grande. A antagonista da trama, Juliana Silveira, que vive a neonazista Priscila, brinca que ao gravar o vídeo, Edir Macedo deve ter se "esquecido de 'Vitória'": "Não posso opinar porque não sei o que passou na cabeça dele".
Já os protagonistas Bruno Ferrari, que interpreta o cadeirante Artur, e Thais Melchior, que vive Diana, disseram que não tomaram conhecimento do vídeo. Ao serem informados pela reportagem sobre o conteúdo do pedido de Edir Macedo, Bruno limitou-se a dizer: "A Record é dele, ele decide o que ele quer". Já Thais fez um pedido para o telespectador: "'Vitória' pode assistir, gente, por favor."
Para Bruna Di Tullio é difícil opinar porque ela não viu o vídeo: "Apenas tomei conhecimento, não sei o contexto que ele disse isso. Pior entendedor é aquele que sabe a informação pela metade. Mas tenho certeza que não tentou prejudicar a novela", afirmou.
Uma das atrizes mais requisitadas da Record, Maitê Piragibe, acredita que Edir Macedo teve um argumento forte. "Ele representa a emissora, ele deve ter uma proposta espiritual que temos que respeitar", limitou-se a dizer.
As atrizes Rafaela Mandelli e Roberta Gualda apenas declararam que a novela será um sucesso e que o pedido de Edir Macedo não vai interferiu no trabalho da equipe.

Veja o vídeo-convocação de Edir Macedo:




Portal UOL