terça-feira, 22 de abril de 2014

Arte e sustentabilidade nas escolas

O artista plástico André Soares Monteiro, idealizador do projeto Catamisto (catar, minutrar o lixo e transformar em arte), que tem obras de arte feitas a partir de materiais recicláveis (banners, revistas, cartões postais entre outros), está encabeçando atualmente o projeto Muserola (Museu e Galeria de Arte nas Escolas). A iniciativa já percorreu diversas instituições de ensino e nestes meses de abril e maio é a vez da Faculdade Metropolitana receber oficinas de arte e sustentabilidade. 

Dia 23/04 - das 18h30 às 20h10 - Presença de André Sorares Monteiro e equipe realizando o Módulo de sustentabilidade, apresentação da biografia do artista plástico, histórico de seu trabalho, suas obras de arte expostas para apreciação e dinâmica interpessoal (quebra-cabeças). 

Dia 26/04 - das 8h às 11h30 - Presença do artista plástico André Soares
Monteiro e equipe realizando o Módulo de criação: Apresentação do que é o Dicialeto (dicionário de dialetos sustentáveis feito por neologismos) através de palestra introduzindo o tema. Interação com o artista para a produção por parte do aluno de tela individual e coletivamente. Neste dia, sérá escolhida, junto com a turma, qual a obra do artista a ser estampada na camiseta que será usada pelas turmas no III Literart (Encontro de Literatura e Arte na Faculdade). 

Dia 19/05 - III LITERART - Encontro de Literatura e Arte na Faculdade. Apresentação dos resultados dos trabalhos dos dias 23/04 e 26/04 no auditório da faculdade. Neste dia, uma professora da faculdade falará sobre o trabalho desenvolvido e os alunos mostrarão as telas produzidas na oficina do Muserola. O artista André Soares Monteiro  também fará uma exposição de suas obras no hall da faculdade tanto para apreciação do público quanto para venda (camisetas, miniquadros, calendários, agendas, etc).


Dia 20/05 - O trabalho de André Soares Monteiro será novamente em sala de aula, diretamente com os participantes do LITERART,  fazendo uma oficina e abordando o tema:  "Projeto Muserola - A Arte Sustentável de André Soares Monteiro". Em seguida, os alunos da oficina elaborarão quadros ou miniquadros dentro dos fundamentos do trabalho do artista plástico André Soares Monteiro.