segunda-feira, 10 de março de 2014

PEsado: o metal de Pernambuco como nunca visto

Uma publicação inédita, que revisita os primórdios e estabelece as conexões da cena metal de Pernambuco com outros gêneros, como o punk e o mangue. Em 352 páginas, o autor Wilfred Gadêlha relembra fatos, esclarece lendas e confronta opiniões no livro PEsadoOrigem e consolidação do metal em Pernambuco. Mais do que apenas contar uma (s) história (s), PEsado lança luz sobre o underground do Estado em suas contradições e conquistas ao longo de pelo menos  cinco décadas. O lançamento da obra acontecerá no bar Rocket 48, no Espinheiro, no dia 11 de março, às 19h e na Livraria Saraiva do Shopping Recife no dia 27 do mesmo mês, também às 19h (vide serviço).

Patrocinado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), mecanismo de financiamento de produtos culturais do governo do Estado, PEsado é fruto de um trabalho iniciado em 2009, por intermédio dos pesquisadores pernambucanos Amílcar Bezerra, Daniela Maria Ferreira e o franco-lusitano Jorge de la Barre, além de Gadêlha. Após duas pesquisas culturais (TransformaçõesA cena metal no Recife pós-mangue-2011 e Além da capital: música pesada no interior de Pernambuco-2012), ambas via Funcultura, o grupo resolveu transformar as informações obtidas em um livro. Cultura e Saraiva. O livro irá custar R$ 25,00 e será comercializado nas livrarias Cultura e Saraiva ou de forma direta com o autor através de encomendas pelo e-mail pesadoolivro@gmail.com.

Mais de 150 entrevistas foram feitas para a produção de Pesado. Entre as fontes, produtores de eventos, músicos, fanzineiros e designers a donos de loja, fotógrafos e jornalistas, passando por proprietários de bares e casas noturnas. Além dos protagonistas e coadjuvantes da cena local, foram ainda entrevistados nomes como Max Cavalera (Soulfly, Cavalera Conspiracy), Andreas Kisser (Sepultura, De La Terra), Carlos “Vândalo” Lopes (Dorsal Atlântica), Cláudio Bezz (Taurus) e Marcelo Laranja (Chakal), entre outros personagens importantes para o desenvolvimento do movimento headbanger no Estado.

Com projeto gráfico assinado pelo designer Alcides Burn, PEsado não aborda a cena de maneira cronológica. Em vez disso, estabelece três eixos de discussão por onde os debates trilham: Espaço (onde se ouvia música pesada, onde se comprava disco, onde acontecia show), Som (as bandas em suas peculiaridades estéticas e sonoras, em uma geral que tem início com os pioneiros da psicodelia pesada no Estado, como o Phetus de Zé da Flauta, Laílson e Paulo Rafael) e Imagem (como o metal era retratado na mídia, como os próprios headbangers assumiram a tarefa de contar suas histórias via fanzines, fotos, cartazes e ilustrações).

Assuntos como a popularização do metal pós-Rock in Rio (1985), a convivência (quase) harmoniosa entre metaleiros e punks, o advento do mangue (o grunge pernambucano, na visão dos bangers locais), as novas tecnologias, o festival Abril Pro Rock, o primeiro show do Sepultura (no longínquo 30 de maio de 1987, em Caruaru) – uma gama de assuntos que interessa até a quem nunca ouviu um acorde pesado e que vai fascinar os amantes do estilo Brasil afora.

SOBRE O AUTOR
Wilfred Gadêlha é jornalista, formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Começou a carreira em 1990, escrevendo em fanzines. Teve textos publicados em veículos como IstoÉ, O Estado de S. Paulo e Diario de Pernambuco. É editor de Cidades no Jornal do Commercio. Foi baterista das bandas Dark Fate e Cérbero e hoje é vocalista do Cruor e do Câmbio Negro.

SERVIÇO
PEsadoOrigem e consolidação do metal em Pernambuco
352 páginas
Edição do autor
Preço: R$ 25
Onde comprar: livrarias Cultura e Saraiva ou de forma direta com o autor através de encomendas pelo e-mail pesadoolivro@gmail.com

LANÇAMENTOS
- 11 de março, 19h, no Rocket 48 (Rua Carneiro Vilela, 304, Espinheiro, Recife-PE)
- 27 de março, 19h, na Saraiva Shopping Recife (Rua Padre Carapuceiro, 777,Boa Viagem, Recife-PE

Com informações do jornalista Wilfred Gadelha
Foto: Ricardo B. Labastier