quarta-feira, 3 de julho de 2013

Protesto de médicos interdita trecho da Agamenon Magalhães

Médicos e estudantes de medicina bloquearam, por volta das 15h30 desta quarta-feira (3), uma das faixas da Avenida Agamenon Magalhães, na área central doRecife, para cobrar melhores condições de trabalho e protestar contra a contratação de médicos estrangeiros sem o Revalida, anunciada pelo governo federal.
Centenas de profissionais ocupam os dois sentidos da avenida, em momentos distintos, na altura do Hospital da Restauração (HR), no Derby. Funcionários da unidade de saúde exibem lençóis brancos pela janela em apoio ao ato. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) da capital registra retenção no trânsito da região. O movimento nacional ocorre em pelo menos outros 15 estados do País.
"Já que eles querem importar médicos para melhorar a saúde, quero políticos de fora para melhorar nossa política", disse a anestesista Nádia Duarte. "O governo coloca a contratação de médicos estrangeiros como a única solução para melhorar a saúde no interior. Mas lá, os médicos vão trabalhar quase como semi-escravos. O que deve melhorar são as condições de trabalho e uma implantação de uma carreira médica no estado", argumentou o médico Tadeu Calheiros.
Pela manhã, entidades médicas de Pernambuco anunciaram uma paralisação de 24 horas na rede pública e privada. Foram suspensos serviços que podem ser reagendados, como consultas e cirurgias eletivas. Os atendimentos essenciais como urgências, emergências, quimioterapia, oncologia e serviços de alta complexidade estão funcionando normalmente.
Portal G1