quinta-feira, 4 de julho de 2013

Lula está cotado para 2014

O nome do ex-presidente Lula "está colocado" para 2014, avaliou nesta quarta-feira o cientista político André Singer, que foi porta-voz da Presidência da República no governo anterior. A declaração, de acordo com reportagem d´O Estado de S.Paulo, foi dada durante um debate na Universidade de São Paulo sobre os protestos que vêm ocorrendo no País.
Singer, que é professor da USP, afirmou de início que não sabia interpretar a aproximação do petista dos movimentos sindicais, quando questionado sobre o tema. "Com relação ao ex-presidente Lula, vou dizer com toda a humildade, não sei interpretar. Não creio que seja uma ação deliberada no sentido de se recolocar para 2014", respondeu.
Mas em seguida afirmou que seu nome está colocado no cenário do ano que vem. "Em função dos resultados de pesquisas, é evidente que o nome dele está colocado, porque a queda da popularidade, da aprovação do governo Dilma e, diga-se também, de todos os executivos, foi muito forte." Singer acrescentou: "A depender de como evoluir, vai ficar mais colocado ainda", disse.
Segundo o cientista político, a conclusão não significa necessariamente que Lula tenha interesse em se candidatar novamente, decisão que ele disse não ser capaz de avaliar. "Não tenho nenhuma condição de avaliar se ele aceitaria ou não uma candidatura nesse momento". Quanto à queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff, acredita que pode ser algo "temporário" e "tão inédito que não há como prever".
Portal Brasil 247