sexta-feira, 31 de maio de 2013

Duas cidades de Pernambuco vão às urnas neste fim de semana

As cidades de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano, e Primavera, na Zona da Mata Sul, vão às urnas mais uma vez no próximo domingo (2) para escolher seus prefeitos e vice-prefeitos. As eleições de outubro do ano passado foram canceladas quando os candidatos dos dois municípios enfrentaram problemas judiciais depois de eleitos. Cancelado, o pleito vai acontecer novamente neste fim de semana.
De acordo com o ssessor da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, as cidades de Água Preta e Brejo da Madre de Deus também devem ir às urnas mais uma vez, ainda este ano. “Marcamos dia 2 de junho em Primavera e Santa Maria da Boa Vista. Já está marcado para o dia 7 de julho também em Brejo da Madre de Deus. Quarta-feira passada o TRE decidiu que Água Preta também terá nova eleição, tão logo seja comunicado oficialmente, será definida uma nova data dentro dos nossos domingos disponíveis", explica o assessor.
Em Santa Maria da Boa Vista, 27.274 eleitores devem votar; em Primavera, são esperados 10.238 eleitores. Orson Lemos detalha porquê de uma nova data. “Quando uma eleição acontece numa cidade e depois que se define que o candidato que ganhou teve algum problema judicial, todo o pleito é cancelado se ele teve mais de 50% dos votos”, diz Orson.
O eleitor destas cidades deve ir à zona eleitoral munidos de título de eleitor e documento oficial com foto. Das 8h às 17h, as urnas estarão abertas para votação. “Não será permitido boca de urna, passeata, carreata, nada”, alerta Orson Lemos. O eleitor que estiver fora de sua zona eleitoral deve se apresentar no dia seguinte para apresentar justificativa ou enviar uma carta ao juiz eleitoral no prazo de até 60 dias.
Voto biométrico
Os eleitores do Recife tem até o dia 22 de março de 2014 para fazer o recadastramento biométrico, obrigatório para as eleições do próximo ano. O novo esquema para votação deve reconhecer o eleitor através de biometria ótica, pela leitura das impressões digitais. O agendamento do serviço pode ser feito pelo site do TRE. Orson Lemos afirma que muitas pessoas tem procurado agendar uma data, mas esquecem de liberar a vaga se precisarem se ausentar. "O que nos preocupa é que as pessoas marcam e não tem comparecido. Entre 25 e 30% do eleitorado têm faltado Elas podem ir ao site e liberar o horário para que outras pessoas façam o recadastramento", orienta.
O processo visa dar ainda mais segurança às eleições do próximo ano. Quem não comparecer ao cartório para fazer o cadastramento biométrico terá o título de eleitor cancelado. "Demos o prazo de um ano justamente para que a pessoa que está fora do Recife possa comparecer. Não será possível fazer o processo em outra cidade", afirma Orson. O TRE informa, ainda, que caso o documento seja cancelado, o cidadão não vai poder votar nas próximas eleições, além de perder todos os benefícios que o título de eleitor proporciona.
Portal G1