quinta-feira, 30 de maio de 2013

A importância das creches foi tema do Fórum de Gestoras em Araçoiaba

Cerca de 50 pessoas participaram em Araçoiaba, na zona da mata, do IV Fórum de Gestoras de Políticas Públicas para as Mulheres dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife e mais Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. O encontro serviu para promover um debate em torno da importância da implantação de creches municipais como um elemento importante para a conquista da autonomia das mulheres. A reunião desta equipe de gestoras ocorre mensalmente e de forma itinerante.
O encontro foi realizado no Espaço Louro Festas, no centro da cidade. Na entrada, as gestoras puderam apreciar o artesanato local, que estava exposto em barracas e também degustar comidas produzidas a partir de alimentos e sucos de alimentos aproveitados (como a casca da macaxeira, o caroço da jaca, entre outros). Dentro da programação, houve a apresentação de um coral da escola municipal e de um maracatu, com integrantes da Organização não Governamental Aldeia Infantis.
A Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, comentou que foi correta a decisão de se realizar de forma itinerante as reuniões deste fórum, “desta forma podemos nos aproximar e conhecer a realidade cada um dos 18 municípios”. Está prevista uma reunião com todas as gestoras municipais de políticas para mulheres de todo o Estado anda este ano, com a presença do Governador Eduardo Campos. Já o prefeito anfitrião, Joamy Alves, elogiou a atuação da Secretaria Municipal da Mulher, que, segundo ele, vem contribuindo para a mudança socioeconômica do município, pois está desenvolvendo várias ações que tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população.
PALESTRAS - Dentro da programação do evento, a Coordenadora de Formação em Gênero da Secretaria Estadual da Mulher, Ciani Neves, ministrou uma palestra sobre o tema Educação Infantil, nível de escolarização e formação sociopolítica das mulheres. Ela mostrou vários dados históricos sobre a educação infantil no País até os nossos dias. Em sua abordagem a coordenadora destacou a importância de se ter um novo olhar sobre a creche que promova o diálogo entre o  contexto pedagógico e as relações de gênero, de forma que considere as necessidades das mulheres e privilegie um intercâmbio entre as políticas públicas.  
Ciani Neves apresentou dados referentes a uma pesquisa realizada pelo SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia e o Data Popular, e apoiada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, na qual foram entrevistadas 800 mulheres a respeito de suas necessidades, sendo a instalação de creches apontada como a mais importante. Um dos dados revela que as mulheres ocupam 46% do total da mão de obra trabalhadora; do total de entrevistadas  88% falaram que querem um maior acesso às creches, sendo esta uma necessidade prioritária ser atendida pelo poder público; 45% das mulheres trabalhadoras não tem ajuda para cuidar das(os) filhas (os); 31% das mulheres que trabalham tem ajuda paga para cuidar das (os) filhas (os) e 24% da mulheres que trabalham têm ajuda não paga para cuidar dos filhos.
Ainda a mesma pesquisa mostra que 34% das mulheres apontaram como uma das principais dificuldades no cotidiano a falta de creches para deixar os(as) filhas(os). Em segundo lugar, com 28% da opinião vem a falta de tempo para se cuidar. “Os dados apontam que há uma concentração de responsabilidades sobre as mulheres e que a necessidade de instalação e aperfeiçoamento das creches demonstram a necessidade de se ampliar as ações para promoção da autonomia das mulheres”, avalia Ciani Neves.Outro ponto defendido pela coordenadora é a de que a creche possa trazer um novo olhar para atender às necessidades das mulheres mas também romper com os paradigmas de exclusão vigentes na sociedade e que são reproduzidos em todos os espaços sociais, incluindo-se a educação. 
A secretária da Mulher de Recife, Silvia Cordeiro, disse que é muito importante a participação da mulher no mercado de trabalho e para isso, deve haver tempo até mesmo para que participe de cursos onde possam se capacitar, “neste sentido a existência de creches é fundamental, é um desafio das gestões públicas”. À tarde, as secretárias municipais Ana Selma,  de Jaboatão dos Guararapes e  Iris Moura, de São Lourenço da Mata apresentaram o projeto sobre  Apoio a Educação Infantil, Ensino e Conhecimento.
Secretaria da Mulher de Pernambuco