sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Belém, Fortaleza, Recife e Salvador são as cidades mais "noveleiras" do País


"Salve Jorge", de Gloria Perez, pode estar tropeçando no ibope na Grande São Paulo, onde suas marcas não são motivo de nenhum "oooooh, que maravilha". No entanto, em cidades como Belém, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador, as médias da trama das 21h na Globo têm passado sistematicamente dos 40 pontos (contra 31 em São Paulo). Explicação para esse fenômeno? Talvez a explicação seja cultural. Essas cidades podem ser consideradas com um perfil de público mais "noveleiro". Esses dados inéditos são do Painel Nacional de Televisão (o popular PNT).
QUEM MAIS
E há outras cidades que também não desgrudam das novelas globais. "Lado a Lado", por exemplo, tem impressionantes 67% de share em Salvador. Em outras palavras, 67 em cada 100 TVs ligadas estão sintonizadas na novela das 18h. Em Recife esse share também é expressivo: 64%. E na sofisticada Florianópolis também: 62%.
QUEM? QUEM?
Se em São Paulo "Guerra dos Sexos" anda recebendo não apenas críticas, mas também patina no ibope, o mesmo não ocorre em Belém do Pará, onde as médias de audiência chegam a 31 pontos e o share passa de 60%. Essa novela das 19h também tem excelente penetração em Salvador, onde obtém 32 pontos de média e 62% de share.
BEM...
Claro que a Globo sabe que o mercado mais importante ainda é a Grande São Paulo. É o principal polo econômico e publicitário do país. De qualquer forma os números acima apontam que a emissora está com a liderança quase se tornando monopólio em outras capitais do país com seu principal e mais caro produto: novelas.
Coluna F5 - Folha SP