Podcast Taís Paranhos

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

No Recife, protesto contra aumento de tarifas de ônibus complica trânsito

Estudantes e integrantes de movimentos sociais fizeram uma caminhada no centro do Recife na manhã desta segunda-feira (7) contra o aumento de passagens, anunciado na sexta (4). A concentração foi na Rua do Hospício, de onde os manifestantes saíram até o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na Rua do Imperador. Ao longo da manhã e no início da tarde, o trânsito sofreu interrupções nos locais onde o protesto passava.

A procuradora em exercício do MPPE, Laís Teixeira, deve receber cinco representantes dos manifestantes às 14h30. Eles pretendem entregar um documento com o pedido para que o aumento das passagens seja revertido. O presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE), Davi Lira, explica que o documento foi organizado pelo Comitê Contra o Aumento de Passagens, que reúne estudantes e entidades sociais. Segundo Davi, o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que decide o aumento, é irregular. "Estamos sem representação, a nossa cadeira está vaga. Quem seria o conselheiro não é sequer estudante mais", alegou.

Durante o percurso, a Avenida Conde da Boa Vista chegou a ser fechada - nos dois sentidos, durante cerca de 15 minutos - para passagem dos manifestantes. Em seguida, a pista no sentido Derby foi liberada. A Rua da Aurora também chegou a ser bloqueada, com motoristas buzinando bastante. Segundo o tenente-coronel Basílio Barbosa, comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, quase 70 PMs acompanham o protesto. A passeata seguiu pela Avenida Duarte Coelho até chegar à Rua do Imperador, onde, em frente ao MPPE, o grupo gritava por Aguinaldo Fenelon, procurador-geral de Justiça de Pernambuco.

O estudante Davi Lira explica ainda que o grupo solicita que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) peça uma auditoria das contas das empresas de transporte público. "Eles alegam que estão tendo prejuízo e por isso precisam de aumento, queremos que provem o prejuízo. Para onde estão indo os milhões de reais que pagamos todos os anos em passagem?", explica Davi.

O comerciante autônomo Josinaldo Pereira Luz veio de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, para apoiar a causa. "Nós defendemos uma tarifa única e pedimos a licitação das linhas de ônibus que o governo estadual afirmou que ia fazer. É questão de democracia", acredita o comerciante.

Resposta
A caminhada seguiu para a sede do Grande Recife Consórcio de Transportes, onde o tráfego foi bloqueado ao lado do viaduto das Cinco Pontas. Em nota, o Consórcio informou que o CSTM é formado por 19 pessoas, incluindo representantes do Governo do Estado, das prefeituras e câmaras dos municípios de Recife e Olinda, empresas de ônibus, usuários, passageiros contemplados com a gratuidade e estudantes. Ainda de acordo com a nota, todos são convocados para as reuniões com 48 horas de antecedência, mas apenas o representante dos estudantes faltou as últimas duas reuniões. Segundo o Consórcio, no segundo semestre de 2013 será feita uma nova Conferência Metropolitana de Transporte, onde serão eleitos os novos representantes.

A nota explica ainda que o reajuste foi calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerando gastos das famílias brasileiras no último ano e visando a reposição da inflação. As empresas operadoras deverão, em contrapartida, cumprir uma meta de renovação da frota – no mínimo 200 ônibus. Foram feitas 461 substituições de veículos antigos – a meta era de 300.

Portal G1