quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

UFRPE/Garanhuns tem núcleo de estudos de gênero


A secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque esteve em Garanhuns onde assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, para a instalação do Núcleo de Estudos e Formação em Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher daquele estabelecimento de ensino. A SecMulher já articulou a criação de núcleos de gênero em 20 instituições de ensino de nível superior. 
A cerimônia de assinatura ocorreu em sala de aula na sede da universidade em Garanhuns, com a presença da pró-reitora de Ensino de Graduação da UFRPE, professora Mônica Lins Santiago, do diretor da unidade de ensino, Marcelo Machado, a secretária municipal da Mulher, Eliane Simões, professores e alunos da universidade. 
O objetivo do núcleo de estudos de gênero é promover estudos, pesquisas e atividades de formação voltadas para a promoção de igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra mulher. A ação se dá com a participação efetiva do corpo docente e discente da faculdade no Prêmio Naíde Teodósio de estudos de Gênero, garantindo a inscrição dos trabalhos.  
A Secretária Cristina Buarque falou aos presentes que os núcleos são unidades promotoras de ações de formação, pesquisa e extensão com o objetivo de promover o desenvolvimento de forma comprometida com a transformação social. Para a professora Mônica Lins, a implantação dos núcleos significa muito trabalho a ser desenvolvido.  “Este projeto beneficiará a nossa instituição pois poderemos debater por exemplo os casos de violência em disciplinas como a sociologia e outras”, disse a pró-reitora.
Secretaria da Mulher de Pernambuco