sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Gestoras Municipais avaliam políticas públicas dos últimos quatro anos


A Secretaria Estadual da Mulher realiza durante dois dias (13 e 14) o X Encontro do Fórum Estadual de Gestoras de Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres de Pernambuco. O evento ocorre no Hotel Jangadeiro em Boa Viagem, onde as participantes estão avaliando as ações e projetos de políticas públicas desenvolvidos nos últimos quatro anos, pelos municípios e pelo Estado, voltadas para as mulheres.
A abertura do X Fórum foi feita pela Secretária da Mulher, Cristina Buarque e pela Gerente de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres da SecMulher, Fábia Lopes. Cristina Buarque que o encontro é muito importante, pois nos leva a construir a política de forma conjunta.  A primeira palestra da manhã de hoje, 13, foi proferida pela militante do Movimento de mulheres com deficiência, Marluce Cabral, que falou sobre “As Lacunas das Políticas Públicas para as Mulheres com deficiência”.
A tarde, foram feitas apresentações de projetos por representantes de três municípios. A coordenadora da Mulher de Nazaré da Mata, Maria Otenilda falou sobre o projeto “Mulheres e o Sonho do Empreendimento”; já a coordenadora da Mulher de Ribeirão, destacou ações do projeto Mulheres mais Cidadãs e a representante da Secretaria da Mulher de Caruaru, Elba Ravane, expôs sobre o Projeto “Mulheres de Barro”. 
Na programação de hoje (14), uma palestra sobre o tema “Mulheres vivendo com HIV/AIDS”, com a integrante do Grupo de Trabalho Prevenção Positiva, Josefa Conceição. Também será realizada a avaliação das políticas para as mulheres nos municípios e no Estado nos últimos quatro anos (2008 a 2012).
O Fórum Estadual de Gestoras de Políticas Públicas para as mulheres de Pernambuco é uma instância de decisão política formada pelas secretárias, coordenadoras, diretoras e assessoras municipais e pela SecMulher. Neste espaço são definidas e socializadas as estratégias de ação dos organismos estadual e municipais para as mulheres.
Secretaria da Mulher de Pernambuco