terça-feira, 21 de agosto de 2012

Eleições 2012: PT realiza reunião ampliada de cultura

Um grupo com cerca de 120 lideranças se reuniram na noite desta última segunda-feira (20) com o candidato a prefeito do Recife pelo PT, Humberto Costa, para uma reunião ampliada de cultura na sede do PT-PE, no bairro de Santo Amaro. Na ocasião, foi entregue ao candidato Humberto Costa o documento "CULTURA É 13" firmando os 13 compromissos com a cultura do Recife.
Os trabalhos da noite foram coordenados pelo secretário de Pernambuco pelo setorial de cultura do Partido dos Trabalhadores, Feliciano Félix. Fizeram parte da mesa o integrante do diretório estadual  e suplente  do setorial nacional de cultura do PT, Hozanildo Alves, o secretário estadual de cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, o coordenador do Sistema Nacional de Cultura, João Roberto Peixe, o ex-secretário de cultura do Recife, jornalista Renato L, e, claro, o candidato a prefeito do Recife, Humberto Costa.
Das várias lideranças presentes à reunião, foi registrada a presença da presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões em Pernambuco (Sated-PE), Ivonete Melo, a representante da Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco (Artepe), Eliana Amorim, o ator e diretor do Grupo João Teimoso e idealizador do movimento Guerrilha Cultural, Oséas Borba, o músico do grupo Nação Zumbi, Gilmar Bolla 8, o músico e produtor cultural Alex Mono, o presidente da Casa de Cultura dos Povos de Língua Portuguesa, Plínio Victor, o músico Tekinho, da banda Etnia, o coordenador da Funarte Nordeste, Reinaldo Freire,o assessor da Representação Regional Nordeste do MinC, Lúcio André Rodriguesa gestora do Sistema Estadual de Cultura da Fundarpe, Teca Carlos, o coordenador do fórum do Orçamento Participativo de Cultura, Gilvan Gomes, a integrante do diretório Estadual do PT e da Secretaria Nacional de Cultura do partido, Prazeres Barros, a ex-presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, as Luciana Félix, a jornalista Luciana Veras e o poeta e músico, Adiel Luna.
Os trabalhos da mesa foram iniciados pelo secretário de Pernambuco pelo setorial de cultura do PT, Feliciano Félix, que saudou os presentes afirmando que a tendência dos que estavam ali presentes era a cultura e o grande diferencial era que o Recife, ao longo desses 12 anos da administração petista, passou a ser referência em todo o Brasil por esses avanços. E nesses moldes, Félix entregou o documento 'Cultura é 13' com as 13 propostas do setorial de cultura, que reuniu as diversas forças da cultura não só do Recife, mas de Pernambuco, discutiu os avanços da cultura nesses últimos 12 anos e pautou as 13 principais metas a serem alcançadas no setor - todas voltadas à formação, capacitação e democratização cultural.
O encontro foi finalizado pelo então senador e candidato à prefeito do Recife, Humberto Costa, que citou que todo militante e produtor cultural reconhece os avanços do Recife, exemplo nacional da democracia cultural, e não pode deixar todo este trabalho, construído ao longo dos 12 anos da administração petista, retroceder. E afirma: "estamos defendendo um projeto não só local, mas nacional. Estamos nos alimentando do que fizemos de bom e é por isso que devemos pensar à frente e não estacionar ou retroceder". O candidato petista ressaltou a vibração da força que viu na reunião ampliada de cultura: "essa militância aqui presente me faz lembrar do tempo que iniciei no Partido dos Trabalhadores. Posso dizer que neste momento eu senti firmeza na vibração dos militantes e estou muito orgulhoso com isso", finalizou saudando os presentes.
De acordo com a coordenação de cultura da campanha, dentro dos próximos dias haverá um ATO CULTURAL de apoio à candidatura de Humberto Costa 13 prefeito.


Com informações da jornalista Mariângela Borba e foto de Sérgio Figueiredo