sábado, 30 de junho de 2012

PMDB de Jarbas Vasconcelos apoia PSB

No Recife, o PMDB do senador Jarbas Vasconcelos acaba de manifestar seu apoio a Geraldo Júlio, o candidato do PSB do governador Eduardo Campos à prefeitura do Recife. O deputado federal Raul Henry, ligadíssimo a Jarbas, justifica essa decisão: “Ao romper com o PT na capital de Pernambuco, o PSB credenciou-se para fazer o discurso da oposição. Por isso terá o nosso apoio”. Henry fez chegar aos dirigentes do PMDB que desistiu de sua candidatura a prefeito da capital pernambucana. O PMDB divulgou uma nota oficial em que alinha as razões que justificaram o seu apoio à candidatura do PSB a prefeito do Recife. Eis os termos da nota oficial emitida pela cúpula do PMDB:



“O PMDB de Pernambuco manteve, até agora, a pré-candidatura a prefeito do Recife do deputado federal Raul Henry, que tinha como propósito debater os problemas e apresentar um projeto para o futuro da cidade. Neste período, Raul envolveu milhares de pessoas num profundo debate sobre o Recife que a população tanto anseia. Essa discussão permitiu a construção de um conjunto de propostas para transformar a cidade. É inaceitável, por exemplo, que o Recife tenha uma educação situada entre as piores do Brasil, um sistema público de saúde completamente sucateado, a total ausência de políticas para a juventude — cada dia mais ameaçada pela epidemia do crack  —  e a inexistência de ações voltadas para o transporte público que possam reduzir o problema do trânsito caótico. Tudo isso sem falar na estagnação econômica de uma cidade que, apesar de localizada no centro de uma região metropolitana que vive um momento de grande dinamismo, não consegue acompanhar o crescimento do estado e nem mesmo de outras capitais da Região Nordeste. Em contrapartida, é adequado reconhecer que o governador Eduardo Campos tem realizado um trabalho para melhorar a vida da população com elevada aprovação dos pernambucanos.
Um esforço que dá continuidade às transformações iniciadas pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos, que requalificou a infraestrutura do estado e começou o processo de atração de investimentos que estão mudando a face de Pernambuco. Nos últimos dias, o PMDB fez um grande esforço e buscou construir a unidade das oposições para viabilizar uma candidatura que pudesse representar essa perspectiva de mudança. Apesar de ter colocado sua pré-candidatura à disposição dos outros partidos, esse objetivo não foi alcançado. Diante desse fato e da consolidação de um cenário eleitoral que se projeta bipolarizado entre as candidaturas do PT e do PSB, o PMDB entende que quem representa, hoje, a possibilidade de mudança da atual situação de abandono da cidade é a candidatura do PSB. Por isso, em nome do compromisso com o futuro do Recife e do espírito público que sempre norteou o caminho do partido, o PMDB declara apoio à candidatura do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado Geraldo Júlio, um técnico com reconhecida capacidade de gestão. O candidato do PSB terá amplas condições de colocar em prática as propostas que o PMDB, ao longo dos últimos meses, debateu com a população do Recife“.
Não se pode circunscrever à capital pernambucana essa aliança do PMDB do senador Jarbas Vasconcelos com o PSB do governador Eduardo Campos, uma vez que ela tem notórias implicações nacionais. Desde que romperam politicamente, Campos e Vasconcelos iniciaram um processo de reaproximação, que foi acompanhado com grande interesse pelos políticos e pelo povo de Pernambuco e do País. O acordo eleitoral que está sendo firmado contribui para dar maior rapidez à reconciliação entre as duas importantes lideranças de Pernambuco. Jarbas é um adversário radical do governo petista, no plano nacional, fazendo oposição a Dilma no Senado. Mas ao se aproximar de Jarbas, Eduardo Campos pode estar avisando ao PT que o rompimento com o partido poderá se tornar nacional. Os petistas já veem Eduardo Campos como um adversário de Dilma nas eleições de 2014. O que está havendo na capital pernambucana é um fato de repercussão política no resto do País. Convém lembrar que, reunido na última segunda-feira (dia 25), em Brasília, o Diretório Nacional do PT rejeitou recurso do prefeito do Recife, João da Costa, contra a decisão que o impediu de disputar a reeleição. A reclamação foi indeferida por 49 a 19 votos, além de três abstenções.
Jornal do Brasil