sábado, 30 de junho de 2012

João Paulo é o vice de Humberto Costa

O PT do Recife (PE) realizou convenção na noite de sexta-feira e apresentou uma chapa com os dois maiores líderes do partido no Estado. O senador Humberto Costa foi confirmado candidato a prefeito e o deputado federal João Paulo, como vice. A convenção também serviu para exibir os partidos que vão compor a aliança "Para o Recife seguir mudando": PT, PP, PHS e PSDC.
A inclusão de João Paulo na chapa é o maior trunfo do PT na capital pernambucana. O partido foi isolado da aliança que governa o Recife pelo PSB, do governador Eduardo Campos, que atraiu cerca de 15 siglas e também o PMDB, da oposição, para lançar seu ex-secretário Geraldo Júlio. João Paulo é o deputado federal mais votado do PT em nível nacional e foi por oito anos prefeito do Recife. Ao sair, fez seu sucessor no primeiro turno.
Outro ponto alto da convenção foi a exibição de uma gravação em vídeo feita pelo ex-presidente Lula, com pedidos dirigidos aos militantes petistas em todas as esferas de poder. O ex-presidente pede unidade e que questões menores sejam deixadas de lado. A manifestação é genérica, porém perfeita para o prefeito João da Costa, que se submeteu às prévias do partido e venceu, mas viu o resultado ser anulado pela cúpula nacional. O prefeito teve negado sua intenção de disputar a reeleição e, agora, está afastado.
No vídeo, Lula também trata da dissolução da aliança que não se repetiu nesta eleição, deixando de fora PSB, PCdoB, PTB e outros, mas avisa que seu candidato é Humberto. "Ele foi meu ministro da Saúde e implantou o Samu, o Brasil Sorridente e a Farmácia Popular, que foram muito importantes". Disse que participará da eleição e que pedirá uma contribuição também à presidente Dilma Rousseff.
O presidente do PT, Rui Falcão, prestigiou a convenção. Ele disse que o PT foi desafiado para a guerra no Recife e em Fortaleza. As duas capitais têm prefeito do PT e governador do PSB: Eduardo Campos, em Pernambuco, e Cid Gomes, no Ceará. Nas duas campanhas municipais, o PT enfrentará adversários do PSB. Outra advertência de Rui Falcão é que a imagem do presidente Lula e da presidenta Dilma serão exclusivas às campanhas do PT.
O discurso do candidato Humberto Costa começou a delinear aspectos que serão utilizados na campanha. Ele reforça a forma como conhece a cidade e as várias campanhas realizadas, de vereador mais votado a senador com votação expressiva. O seu adversário do PSB disputa uma eleição pela primeira vez.
Humberto também repetiu detalhes de sua experiência política, dos conhecimentos que adquiriu como titular da pasta da Saúde, como deputado federal e senador. "Quem tem mais chances de trazer recursos: quem já foi ministro ou quem precisa ser levado pelo braço por outra pessoa?", perguntou, em uma clara alusão à relação de Geraldo Júlio com Eduardo Campos.
Na quinta-feira, os partidários da chapa do PSB e de Geraldo Júlio ressaltaram que a eleição seria pacífica e o PT foi elogiado. Na sexta, Humberto seguiu o mesmo princípio, fazendo elogios ao governo do Estado e aos avanços que foram incorporados na atual gestão. As farpas, tudo indica, ficarão nas entrelinhas
Portal Terra