quarta-feira, 21 de março de 2012

Turfe: Cavalo Tatamovicht é operado e pode ficar até três meses fora das pistas

O castanho Tatamovitch, deverá ficar afastado das competições no hipódromo da Madalena. A fera do Stud 3 Irmãos que no ano passado venceu os grandes prêmios Governador do Estado de Pernambuco, Edisio Pereira e o Bento Magalhães, foi operado hoje (20/03) de uma fratura de sesamoide no hospital veterinário do Caxangá Golf Club.

Segundo informou o Dr. Bernado Manzione Espinhal, que veio ao Recife especialmente para operar Tatamovitch, a fratura foi no posterior direito, conhecida como fratura epical. O diagnóstico dessa lesão é baseado no exame radiográfíco onde se visualiza com mais precisão o tipo, a localização e o tamanho da fratura, sendo estes dados de extrema importância para escolha do melhor tratamento e para se obter um diagnóstico mais preciso.

Dependendo do tipo de fratura, onde está localizada e o tamanho é escolhido o tratamento mais conveniente, que pode ser de repouso ou intervenção cirúrgica, como foi o caso de Tatamovitch. O médico está bastante otimista com a recuperação de Tatamovitch, já que a cirurgia (que durou por volta de duas horas) foi um sucesso.

O tempo necessário para a recuperação desse tipo de cirurgia é de três a quatro meses, mas no caso de Tatamovicht, Dr. Bernardo acredita que em dois meses ele já esteja começando a se exercitar na raia. Tatamovicht, deverá passar um ou dois dias no Caxangá Golf Clube, e depois retorna para continuar o tratamento no Jockey, sob os cuidados do treinador Jairo Martins.


O titular do Stud 3 Irmãos Marcos Lira, disse que tem muita esperança de disputar com Tatamovicht, as principais provas do calendário clássico do Jockey Club de Pernambuco no segundo semestre. Esse cavalo nos deu muitas alegrias e merece toda a nossa atenção. Quem quiser ganhar o Bento esse ano vai ter que ganhar de Tatamovicht .Disse o titular do Stud 3 Irmãos.


Com informações do radialista Francisco Mendonça