terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Eduardo vai à Casa da Rabeca e ressalta força dos maracatus

O governador Eduardo Campos e primeira-dama, Renata Campos, dedicaram a segunda-feira de Carnaval para prestigiar uma das mais antigas e tradicionais manifestações populares do estado, o Maracatu. Recebidos na Cidade Tabajara, em Olinda, por Pedro e Miguel, filhos do saudoso mestre Salustiano, Eduardo e Renata prestigiaram nesta segunda (20/02), o 22º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto.

Antes mesmo de chegar à Casa da Rabeca, Eduardo foi festejado pelos brincantes de Maracatu, que já haviam se apresentado. O governador foi tema até de uma loa entoada pelo Maracatu Leão do Norte da Várzea. “Quando eu olho pro neto lembro do bom e velho Arraes. E você agora tá governando e é o melhor de Pernambuco”.

Eduardo se emocionou ainda ao encontrar duas crianças, uma com quatro e outra com oito anos, vestidas de caboclo de lança. “É uma emoção ver que essa manifestação permanecerá viva. Ver que, com a força do povo, nós conseguimos resgatar o Maracatu para mostrar a beleza da cultura popular pernambucana”, disse.

O governador também parabenizou os grupos de Maracatu pela perseverança. Para Eduardo, os brincantes representam a “resistência” da cultura popular. “Alguns anos atrás nós só tínhamos 11 Maracatus vivos, hoje são 115. E agora eles não só se apresentam aqui, mas rodam pelo Carnaval de Olinda, do Recife e os 20 polos do interior do estado”.

Dos 115 grupos que fazem parte da Associação dos Maracatus de Baque Solto, 103 se apresentam na Casa da Rabeca. Os brincantes vieram de 21 municípios do Agreste e Zona da Mata pernambucana, e também da Região Metropolitana do Recife.

Acompanharam o governador, na Casa da Rabeca, o prefeito de Olinda Renildo Calheiros, os deputados federais Luciana Santos e João Paulo, o deputado estadual Ricardo Costa. Ainda na comitiva, o presidente da Empetur André Correia, o secretário de Cultura, Renato Duarte e diretora-presidente da Companhia Editora de Pernambuco, Leda Alves.

Da Casa da Rabeca, Eduardo e Renata Campos seguiram para o Rio de Janeiro onde assistem o desfile da Escola de Samba Unidos na Tijuca na Marquês de Sapucaí. Com o tema “O dia que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”, a escola vai homenagear o rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco