quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Balanço parcial da Operação Verão, da Marinha

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) fiscalizou mais de 870 embarcações durante os 45 dias de atividades da Operação Verão 2011/2012. A operação que começou em 15 de dezembro do ano passado continua até o dia 15 de março deste ano, envolvendo no total 120 militares.

Foram registradas 132 notificações até o momento pelas equipes de inspeção naval, sendo a maioria das infrações, embarcações pilotadas por pessoas sem habilitação. Os donos dessas embarcações são intimados a comparecer à Capitania para apresentar sua defesa prévia.

Os lugares mais críticos com maior número de irregularidades no Estado foram a Praia de Itamaracá, no Litoral Norte e Tamandaré, no Litoral Sul, devido principalmente à grande concentração de embarcações na área.

Visando à segurança na navegação e à salvaguarda da vida humana no mar, a abordagem está sendo realizada em barcos, lanchas e jet skis, onde são verificados os seguintes itens: documentação da embarcação e do condutor, lotação de passageiros, existência de colete salva-vidas, extintores de incêndio e número de inscrição na Capitania.

Uma das ações realizadas pela Marinha nesta Operação é combater o uso de bebidas alcoólicas pelos condutores. Para isso, os militares em inspeção naval estão equipados com bafômetros. A Capitania orienta que os proprietários de barcos, lanchas ou jet skis que forem fazer uso de bebidas alcoólicas, entreguem o comando da embarcação a um marinheiro profissional, ou outro condutor habilitado pela Capitania dos Portos.

Para estar no mar, qualquer condutor de embarcação, inclusive de jets skis, precisa portar o Título de Inscrição da Embarcação e a Carteira de Habilitação de Amador.

A CPPE disponibiliza um disque denúncia 24 horas: (81) 3424.7111. Além disso, a Capitania também recebe denúncias por meio de fotografias ou filmagens, onde apareça o número de registro ou nome da embarcação. As pessoas podem enviar também as imagens dos flagrantes para o e-mail secom@cppe.mar.mil.br.

Capitania dos Portos de Pernambuco