sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Construção de Adutora regulariza abastecimento de água em Olinda

Entrou em operação na tarde desta quinta-feira (11) a nova adutora de Jardim Brasil II, em Olinda, restabelecendo o abastecimento nos bairros de Jardim Brasil I e II, Peixinhos, Vila Popular e Sítio Novo. A adutora sofreu vários estouramentos em virtude da grande movimentação de terra na barreira provocando o desacoplamento dos tubos. No último dia 18 de junho, após novo deslizamento de barreira, os técnicos decidiram não mais promover reparos na adutora como medida de segurança. “O terreno sem estabilidade poderia provocar novos estouramentos, pondo em risco à segurança dos moradores”, afirmou a gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Conceição Pontes.

Desde então, a companhia vinha trabalhando no remanejamento da tubulação na Rua Cláudio Manoel da Costa, em Jardim Brasil II. Foram assentados 550 metros de tubos de 400mm de diâmetro. Também foi construído um bloco de ancoragem dos tubos em concreto e instaladas válvulas e registros. Desde o início dos trabalhos, que mobilizaram 15 profissionais, a Compesa atendeu aos bairros afetados pela desativação da adutora por um sistema alternativo de abastecimento, utilizando dois poços e o reservatório de Nova Olinda. Carros-pipa também foram enviados às localidade para reforçar o abastecimento nos pontos mais críticos dos bairros.

As obras foram concluídas no final da semana passada, mas durante a fase de testes da nova adutora, surgiram alguns vazamentos. “O registro de vazamentos nessa fase de testes é normal, já que é quando ocorrem os ajustes no sistema de vedação”, explicou Conceição Pontes. Hoje, a adutora foi ligada e não houve qualquer problema. No início da tarde, o reservatório estava cheio e foi retomada a distribuição de água para os bairros afetados pela suspensão do abastecimento por meio da adutora antiga.

Imprensa Compesa






Apoio Cultural: