🎨 Diretamente de Florianópolis, Santa Catarina, para a 26ª edição da Fenearte, o mestre artesão autodidata Jair Renato Farias encanta o público ao revelar como transforma descartes da flora em quadros de profunda sensibilidade. Dedicado há 36 anos à produção artesanal, ele iniciou sua jornada criativa explorando as potencialidades da palha de bananeira. Com o passar do tempo, expandiu seu repertório para outros materiais orgânicos surpreendentes que colhe em suas andanças pela natureza levando apenas tesoura, estilete e cola.
🌱 Em sua rica mesa de matérias-primas, o mestre utiliza desde cascas de alho e cebola roxa até fibras de figueira, folhas de mucunã, pinhão, coco de cupim e o exótico chifre-de-veado. Uma das grandes novidades trazidas por ele nesta edição são as lascas de nó de pinho, uma resina natural extraída da araucária que leva centenas de anos para se formar e possui propriedade translúcida. Absolutamente tudo o que vem da terra serve de insumo para o artista, que inclusive reaproveitou fibras decorativas da própria entrada da feira.
🪵 O processo de criação de cada obra artística é minucioso e exige paciência, levando geralmente de um a dois dias entre a colagem dos elementos vegetais e a finalização da moldura. Suas telas retratam com maestria a religiosidade popular e a memória afetiva brasileira, destacando figuras marcantes como as benzedeiras, as rendeiras tradicionais e o clássico boi de mamão. Sendo produzidas e finalizadas em solo pernambucano, o mestre brinca que suas obras ganham uma gratificante "dupla nacionalidade" graças ao acolhimento local.
📸 Foto: Taís Paranhos
Serviço: Para conhecer mais sobre o portfólio do artista, acompanhar os bastidores das produções ou fazer encomendas exclusivas pós-feira, acesse o canal oficial:
- Instagram: @jairrenatofarias


