ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando manchetes...

quinta-feira, 11 de junho de 2026

📣 Instituto Guia Social celebra 19 anos ampliando impacto e fortalecendo comunidades no Recife


🌱 O Instituto Guia Social chega aos 19 anos em 2026 reafirmando sua trajetória de transformação social no Recife. Fundado em 2007 como uma rede de apoio a pessoas vivendo com HIV e aids, o então Grupo de Amigos na Luta contra a Sida evoluiu para uma organização que atua em cidadania, inclusão digital, cultura, esporte, primeira infância, pessoa idosa e desenvolvimento comunitário. A mudança de nome em 2023 marcou uma nova fase, sem perder a essência do cuidado, da escuta e da defesa de direitos.

💬 A história da instituição começou com o acolhimento de pessoas que enfrentavam o estigma e a desinformação sobre HIV e aids. Criado por Wilson Mota da Silva Júnior (in memoriam) e Wandilza França, o grupo nasceu nos ambulatórios do IMIP e do Hospital Oswaldo Cruz, expandindo-se a partir da mobilização comunitária. Com o tempo, passou a atuar também na defesa de direitos, no cuidado às pessoas com lipodistrofia e na promoção da qualidade de vida de populações historicamente invisibilizadas.

🏙️ Com sede no Ipsep, o Instituto atua junto a crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas e famílias em situação de vulnerabilidade. Entre os projetos desenvolvidos estão o Guia Digital, Guia Criativa 60+, Guia Qualifica, Abraçar Recife e Gestos que Aquecem. Uma das iniciativas mais recentes é a Galerinha do Guia, formada por personagens que aproximam temas como cidadania, solidariedade e convivência comunitária de públicos diversos, especialmente crianças e adolescentes.

🖥️ Entre os destaques da nova fase está o Guia Digital Teen, aprovado pelo COMDICA e voltado a adolescentes em situação de vulnerabilidade. O projeto trabalha inclusão digital, habilidades socioemocionais, formação cidadã e acesso a novas oportunidades. A presença do Instituto em conselhos de direitos também se fortaleceu, ampliando sua participação no diálogo com políticas públicas e sua articulação com parceiros sociais e governamentais.

✨ Para Viviane Ramos de Castro, presidente do Instituto Guia Social, completar 19 anos é celebrar permanência, reinvenção e compromisso. Ela destaca que a instituição segue firme na missão de garantir inclusão, cidadania e direitos nos territórios onde atua. “São quase duas décadas dedicadas a pessoas que muitas vezes permanecem à margem das oportunidades. Seguiremos trabalhando para transformar realidades sem perder nossa essência”, afirma.

📸 Foto: Divulgação 

SERVIÇO  
Instituto Guia Social  
Sede: Ipsep – Recife (PE)  
Atuação: cidadania, proteção social, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, primeira infância, pessoa idosa, geração de renda e desenvolvimento comunitário  
Presidência: Viviane Ramos de Castro  
Fundação: 2007 | Reformulação institucional: 2023