Vitória de Santo Antão marcará presença na COP30, a Cúpula do Clima que acontece na próxima semana em Belém (PA), graças à aprovação de um projeto idealizado por Lucas Viegas, cientista e secretário-executivo da Agência de Meio Ambiente do município. A iniciativa nasceu a partir de uma proposta da Agência de Inovação, Tecnologia e Ciência (Agintec) da Prefeitura e foi sistematizada por Viegas, que também atua como diretor de projetos na Amasvisa.
O projeto aprovado, batizado de E-Tuc (Tuc Tuc Elétrico), propõe uma transição energética e de mobilidade urbana em Vitória, substituindo parte dos serviços realizados por motocicletas por veículos elétricos com carenagem de nanocelulose, material sustentável e inovador.
“Organizei a proposta para submissão, estimulamos a formação da equipe e agora fui convidado para atuar mais próximo da própria Agintec”, celebrou Viegas. Segundo ele, o trabalho começou no início do ano com a inscrição do município no programa Cidades Verdes Resilientes, que deu visibilidade à proposta e facilitou a captação de recursos.
O reconhecimento foi destacado por Djalma Andrade, diretor-presidente da Agintec: “Só foi possível graças ao empenho e dedicação de Lucas, que esteve em Brasília no mês passado e garantiu que a inovação de Vitória ganhasse destaque nacional”.
Na semana passada, a equipe participou de uma imersão em Brasília promovida pelo Banco do Brasil e pela Catálise Social, reunindo lideranças de todo o país comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Vídeos gravados durante o encontro serão exibidos no stand do Banco durante a COP30, que contará com a presença do prefeito Paulo Roberto.
A participação de Vitória na COP30 reforça o protagonismo do município em iniciativas sustentáveis e coloca a cidade no radar das soluções inovadoras para o futuro urbano e ambiental do Brasil. 🌍✨