📍 Taquaritinga do Norte (PE) — O prefeito Gena Lins anunciou nesta quarta-feira (22) a implantação de um serviço inédito de telemedicina no município. A novidade foi revelada durante participação no programa Política em Pauta, da Rádio Estação FM, apresentado por Márcio Felipe. O vice-prefeito Paulo de Necão, assessores e secretários municipais também estiveram presentes no estúdio.
🖥️ A previsão é que as teleconsultas com especialistas comecem na segunda quinzena de novembro em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS): Ana Luiza (Taquaritinga), Elias Tavares (Pão de Açúcar), Gravatá do Ibiapina e Jerimum.
🧑⚕️ Especialidades disponíveis
A população terá acesso remoto a consultas nas seguintes áreas:
- Cardiologia ❤️
- Dermatologia 🧴
- Endocrinologia 🍽️
- Ginecologia/Obstetrícia 🤰
- Neurologia 🧠
- Pediatria 👶
- Psiquiatria 🧘
- Psiquiatria Infantil 🎨
- Reumatologia 🦴
A iniciativa é fruto de parceria com a Diretoria de Telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde, sob gestão da governadora Raquel Lyra. O Estado fornecerá os especialistas e o sistema de atendimento. Taquaritinga do Norte já recebeu três kits do Ministério da Saúde e capacitou os profissionais locais para operar a tecnologia.
📱 “Uma novidade, é que com o tablet, levaremos o especialista à casa do paciente em visitas domiciliares. O sistema permite agendar e fazer as teleconsultas em casa, para pessoas com mobilidade reduzida”, explicou o prefeito Gena Lins.