terça-feira, 28 de outubro de 2025

🗞️ Gravatá recebe Conferência Estadual de Direitos Humanos de Pernambuco nos dias 29 e 30 de outubro


O município de Gravatá será palco de um dos eventos mais importantes da agenda cidadã de Pernambuco: a 4ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro. O encontro reunirá gestores públicos, representantes da sociedade civil, movimentos sociais e especialistas de diversas regiões do Estado para debater e fortalecer as políticas públicas voltadas aos direitos humanos.

📣 Com o tema “Pernambuco por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, a conferência marca a preparação do Estado para a etapa nacional e reforça o compromisso com políticas públicas integradas e participativas.

🧩 A conferência estadual é a culminância de um processo iniciado com etapas municipais, intermunicipais, regionais e livres, onde foram debatidas realidades locais, mapeados desafios e elaboradas propostas. Agora, delegadas e delegados eleitos nas fases anteriores se reúnem para analisar os avanços, identificar obstáculos e definir diretrizes que irão orientar o Sistema de Direitos Humanos em Pernambuco e no Brasil.

👥 Durante o evento, serão eleitas 37 pessoas delegadas que representarão Pernambuco na 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, convocada pelo Governo Federal. A seleção seguirá os critérios do Caderno Orientador da Etapa Nacional, garantindo diversidade e representatividade entre sociedade civil e poder público. Importante destacar que não há inscrições abertas para esta etapa, pois o plenário será composto exclusivamente por pessoas eleitas anteriormente.

🗨️ A secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, destacou o papel da conferência como marco na participação social:

> “A Conferência é o espaço onde Pernambuco reafirma o seu compromisso com a democracia e com a vida. É um momento de unir vozes e reconhecer que os direitos humanos se constroem com escuta, diálogo e ação.”

👩‍💼 Já a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Gláucia Andrade, reforçou o caráter coletivo do evento:

> “Esse é um espaço de construção conjunta e de fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos em Pernambuco.”

📢 O vice-presidente do Conselho, Fenelon Pinheiro, fez um convite à sociedade:

> “Contamos com a sua presença para um momento muito especial da sociedade pernambucana, discutindo direitos humanos, cidadania e questões que realmente fazem diferença.”

📧 Para mais informações, o contato oficial é: comissao.ivconferenciadh.pe@gmail.com

🌐 Saiba mais sobre os direitos humanos e políticas públicas em Pernambuco acessando o site da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos: www.sjdh.pe.gov.br